MedZap
(86) 3131-1234
***

VIDA LEGAL

6 dicas para se exercitar durante o verão de forma saudável

Confira os cuidados necessários para praticar esportes durante os dias quentes sem prejudicar sua saúde.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 26 de novembro de 2018

As temperaturas elevadas e o sol intenso pedem alguns cuidados para que o momento do exercício não acabe trazendo problemas para a saúde. Confira abaixo dicas certeiras para malhar de forma saudável em altas temperaturas.

1.Proteja-se do sol

Aplicar o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa por todo o corpo e rosto é essencial antes de iniciar a prática de exercícios. Sem a proteção, a pele fica exposta à ação dos raios solares e pode sofrer queimaduras, manchas e até ficar vulnerável à doenças como o câncer.

Invista em produtos com FPS sempre acima de 30 e à prova d’água ou específicos para o momento de se exercitar. Dessa forma, você impedirá que o suor retire parte do cosmético protetor. Além disso, turbine a proteção ao sol também com alguns acessórios, como viseiras e bonés.


2.Fique sempre hidratada

Com o aumento do calor, o organismo passa a utilizar mais líquido para se resfriar e conseguir manter a temperatura em equilíbrio. Por isso, é necessário redobrar o cuidado com a hidratação durante essa época do ano e ter sempre à mão uma garrafa d’água ou de isotônico para repor todo o líquido gasto durante o exercício.

“Durante o treino, é importante lembrar que a ingestão de líquidos deve ser feita aos poucos, sem grandes goles de uma só vez. Assim, você evitará um desconforto no estômago durante o esforço corporal”, explica o educador físico Fábio Aquino, de São Paulo.


3.Se alimente corretamente antes do exercício

Independente da estação do ano, ingerir os nutrientes necessário antes de se exercitar é indispensável. No verão, a má alimentação pré-treino aliada ao calor do ambiente pode levar à queda de pressão. Aposte em alimentos integrais, frutas e legumes para deixar as refeições cheias de nutrientes importantes para o corpo.


4.Fique atenta aos horários

O sol intenso não é aliado da saúde. Por isso, escolher horários alternativos em que os raios estão mais fracos, como pela manhã ou à noite, e fugir do período entre 10h e 16h é o indicado na hora de se exercitar. Se possível, opte por locais abertos que ofereçam sombra para se proteger.


5.Observe os sinais do seu corpo

“Avaliar o seu corpo, respeitar a musculatura e os sinais dados pelo organismo durante o exercício faz toda a diferença para se manter saudável. Cada pessoa tem um metabolismo diferente, por isso, pode reagir de forma distinta as condições de praticar esportes no calor. Fique de olho no cansaço excessivo, câimbra e qualquer outra sensação que não seja habitual e dê um tempo de descanso ao corpo. Além disso, fazer acompanhamento médico e cuidar da saúde é indispensável”, explica Fabio.

6.Use roupas leves

Ficar confortável enquanto pratica esportes pode ajudar até com a performance do exercício. Para os dias quentes, prefira tecidos que facilitam a ventilação e que não absorvem a água, assim você evitará que o suor deixe as peças úmidas.


Fonte: Boa Forma
Edição: F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*