(86) 3131-1234
*

NOTíCIAS

Vacinas contra gripe reduzem risco de ataque cardíaco, diz estudo

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) demonstrou que vacinas antigripais têm 29% de efetividade na prevenção de ataques cardíacos, um nível quase similar ao de outras medidas preventivas.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 27 de agosto de 2015

As vacinas contra a gripe podem reduzir o risco de ataques cardíacos, especialmente nas pessoas com mais de 50 anos, segundo um estudo de cientistas australianos divulgado nesta quinta-feira.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) demonstrou que estas vacinas antigripais têm 29% de efetividade na prevenção de ataques cardíacos, um nível quase similar ao de outras medidas preventivas.

Estudos prévios assinalam que a efetividade das estatinas, fármacos usados para diminuir o colesterol, como prevenção secundária de ataques cardíacos é de 25%, enquanto a dos produtos contra a hipertensão se situa entre 15% e 18% e a dos métodos para deixar de fumar em 26%.

Estas conclusões se desprendem da análise realizada pela equipe da UNSW em diversos casos internacionais de controle para estudar os nexos entre a gripe e as vacinas, assim como com os ataques cardíacos, segundo um comunicado da universidade australiana.

Os cientistas da UNSW descobriram que muitos dos pacientes com ataques cardíacos tinham contraído a gripe pouco antes desse incidente.

"As vacinas antigripais são seguras, efetivas e acessíveis. Com base nas descobertas do estudo, todas as pessoas com mais de 50 anos deveriam considerar se vacinar, especialmente se estão em risco de ter ataques cardíacos", comentou a autora do estudo, Raina MacIntyre.

Pesquisas prévias assinalam que a gripe contribui para que o coração bata com maior rapidez e se produzam com maior facilidade coágulos sanguíneos, o que pode bloquear artérias que já estão obstruídas.

MacIntyre destacou que "mesmo que uma pessoa (mais velha) tenha um peso saudável e careça de antecedentes familiares de ataques cardíacos, pode ter um engrossamento de suas artérias sem sabê-lo".



Fonte: Terra
Link original: http://saude.terra.com.br/vacinas-contra-gripe-reduzem-risco-de-ataque-cardiaco-segundo-estudo,34748ebfcf129c1ab04fc885290389588uk8RCRD.html

Edição: A.N.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*