(86) 3131-1234

NOTíCIAS

Pacientes do Recriar aprendem a fazer bloquinhos artesanais

O projeto visa o desenvolvimento de habilidades artísticas das participante, além de melhorar a autoestima e a socialização.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 13 de setembro de 2019
Pacientes se divertem aprendendo novas habilidades na oficina.

Os pacientes do Recriar da clínica Oncomédica deram um show de criatividade nesta sexta-feira (13) com a Oficina de Bloquinhos Artesanais. O projeto, que visa o desenvolvimento das habilidades artísticas das participantes, acontece toda a semana.


Segundo a psicóloga Jânua Alencar, coordenadora do Recriar, o projeto promove ainda socialização e autoestima das pacientes. “Aqui elas desenvolvem muitas habilidades, além do processo criativo e de trabalhar a autoestima, elas se socializam e aprimoram o que aprenderam produzindo peças para reforçar a renda da família”, revela.

image
A psicóloga Jânua Alencar também aprende durante a oficina.

Jânua explica que esse é o terceiro encontro da Oficina de Bloquinhos. “Elas já aprenderam a fazer os mini bloquinhos, agora é a vez dos caderninhos maiores e logo serão as agendinhas.  A Maria do Socorro, que é a nossa facilitadora, vai ensinar a fazer também caixinhas para guardar o que foi produzido aqui. Tudo feito usando tecidos diferenciados, coloridos, utilizando materiais como botão, conchinhas, fitas. Para cada uma poder viajar na imaginação”, diz.

image
Mini bloquinhos feitos pelas participantes do projeto.

Maria do Socorro, que também é paciente da Oncomédica, é professora de arte com especialização em arte-terapia. Apesar de artista nata, ela conta que esteve afastado desse universo e que o Recriar foi fundamental para recuperar a criatividade.  

 “Nas oficinas do Recriar eu encontrei um ambiente muito bom, um ambiente de família, com pessoas que estavam enfrentando os mesmos problemas que eu. Foi aqui que voltou vontade de trabalhar com arte e a colocar as minhas habilidades novamente em ação”, conta.

image
A professora de arte e paciente Maria do Socorro ensina as amigas da Oncomédica.

Ela reforça ainda que a experiência no Recriar evita a ociosidade. “Através da arte você se sente melhor, se sente mais equilibrado. Ter uma ocupação é muito importante para a gente não ficar ocioso”, frisa.

image
Orgulho do trabalho bem feito.

A paciente Sulirosa Pereira aprovou a oficina. “A oficina de bloquinhos está maravilhosa. Já aprendi a fazer os mini bloquinhos, agora estou apendendo a fazer os bloquinhos maiores. É muito fácil, não precisa ter muitas habilidades,  basta só ter boa vontade”, finaliza.

Por Catarina Santiago 

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*