(86) 3131-1234
*

NOTíCIAS

Música ajuda no tratamento de pacientes com dores crônicas, diz estudo

Música reduz não só a dor, mas também os sintomas depressivos e ansiosos desses pacientes.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 01 de abril de 2019
Resultado se mostrou eficaz quando as pessoas escolhiam a música que queriam ouvir

A música é conhecida por ter um poder muitas vezes relaxante e isso tem feito com que ela seja usada até mesmo como auxílio no tratamento de pessoas que sofrem com dores crônicas. Mas será que vale mesmo investir nesses sons nesses casos?

Pesquisadores mexicanos decidiram investigar se ela de fato reduz a dor nesses pacientes, revisando estudos em que a música foi usada como forma de intervenção para a dor em humanos.

Como o estudo foi feito

Cientistas escolheram 14 ensaios controlados randomizados que tinham entre 25 e 200 pacientes;

Ao analisar cada um dos estudos, eles perceberam que a música em geral reduziu de forma significativa a dor crônica, ansiedade e depressão nos pacientes desses estudos;

Eles ainda perceberam que o gênero ou a familiaridade da pessoa com a música não eram importantes, mas o fato de a pessoa escolher a música ouvida era melhor para os resultados.

O que torna uma dor crônica?

Dores crônicas são aquelas sentidas a maior parte do tempo por mais de três meses. Entre as mais comuns estão as nas costas, na cabeça, as musculoesqueléticas e as neuropáticas. Cerca de 40% dos brasileiros sofrem de dores crônicas, de acordo com um estudo realizado pela SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor).

A prevalência maior é entre as mulheres, que se queixam principalmente de dores difusas, em várias regiões do corpo. Já a dor nas costas é a mais comum entre os homens.

Fonte: UOL
Edição: C.S. 

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*