(86) 3131-1234
***

NOTíCIAS

Laboratório Med Imagem conta com novo equipamento para diagnóstico preciso do diabetes

Tecnologia apresenta maior segurança nos resultados e exame é realizado sem jejum. Laboratório é a maior plataforma do Piauí.  

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 14 de novembro de 2019

Novo equipamento é capaz de atender uma demanda de 800 pacientes por dia.

O Laboratório Med Imagem investe mais uma vez em tecnologia para garantir maior precisão no diagnóstico. O novo equipamento Variant Turbo II permite identificar os níveis glicêmicos no sangue através da medição da chamada Hemoglobina Glicada (HbA1c) por Troca Iônica. O grande diferencial da técnica é que por meio dela é possível medir as variações de açúcar no sangue dos últimos 3 a 4 meses, o que proporciona um diagnóstico precoce e maior controle do diabetes.

image
Exame é feito com apenas uma coleta e sem jejum.

O Laboratório é atualmente a maior plataforma de hemoglobina glicada do Piauí. Na prática isso significa uma grande capacidade de realização de exames diários. “O equipamento é robusto e a metodologia possibilita a realização de muitos exames por dia. Nós temos duas máquinas e a capacidade de responder a uma demanda diária de mais de 800 pacientes/dia, explicou o biomédico da Med Imagem, Erickson Bezerra.  

Diagnóstico precoce

O exame também mostra o risco de desenvolver a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. “O exame traz benefícios importantes. O primeiro é que ele proporciona um diagnóstico precoce do diabetes, possibilitando o tratamento preventivo da doença. Isso acontece porque a técnica que utiliza a hemoglobina glicada por troca iônica traz maior confiabilidade na interpretação dos resultados, pois exclui outras hemoglobinas que poderiam levar a um resultado errado”, destaca o endocrinologista Felipe Scipião.

image
O endocrinologista Felipe Scipião frisou a importância do diagnóstico precoce da doença.

O novo equipamento traz ainda um controle assertivo sobre a evolução do diabetes nos pacientes que já têm confirmação do diagnóstico.

“Poder avaliar as variações de açúcar no sangue dos últimos 3 meses serve como parâmetro para continuar ou modificar o tratamento prescrito. Na maioria dos pacientes, o percentual ideal de hemoglobina glicada deve ser abaixo de 7%, o que significa que a doença está bem controlada”, ressalta o especialista.

Coleta única e sem jejum

Outra vantagem dessa tecnologia é que não é necessário o paciente estar em jejum. A coleta também é facilitada, já que uma amostra é suficiente para detectar alterações dos níveis de açúcar no sangue.

Rastreamento é fundamental

Segundo o endocrinologista da Med Imagem, Felipe Scipião, a orientação é procurar rastrear a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. “O indicado é que a pessoa, mesmo assintomática, procure fazer um rastreamento através do exame de hemoglobina glicada. Esse cuidado pode prevenir o diabetes e também evitar complicações da doença ao longo do tempo”, afirma o médico.

Estilo de vida 

Além de procurar acompanhamento especializado e realizar exames periódicos, o endocrinologista destaca a importância de mudar o estilo de vida para evitar o desenvolvimento do diabetes. A receita, diz ele, é simples: adotar a prática regular de atividade física e cuidar da alimentação.

“Existem estudos que mostram que para quem tem pré-diabetes, a mudança no estilo de vida é mais decisiva para não desenvolver a doença do que medicação. Mas para chegar a esse ponto é importante passar por uma avaliação médica. Só assim o paciente terá um diagnóstico”, conclui Felipe Scipião.

O Laboratório Med Imagem funciona 24 horas e atende todos os hospitais do grupo. Para mais informações sobre exames, entre em contato pelo (86) 3131-1234. O laboratório fica na Rua Paissandu, 1862, Centro de Teresina.

Catarina Santiago  

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*