
O Programa Saber Viver da Humana Saúde levou informação e serviços para os colaboradores das Indústrias Dureino durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que aconteceu de 25 a 27 de novembro.
Na ocasião, foram ministradas palestras sobre a prevenção do câncer de próstata, além da realização do “Perfil Saúde” em que profissionais do programa fizeram aferição de pressão, verificação de medidas como peso e altura, medição de glicemia e de circunferência abdominal, entre outros.
Participaram da ação, a coordenadora do Saber Viver, a enfermeira Ana Angélica, as nutricionistas Layane Carine e Juliana Maranhão, e os educadores físicos Daniel Xavier e Hector Henrique.
De acordo com Ana Angélica, as palestras contaram com a participação ativa dos colaboradores que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas.
“A gente procurou trabalhar a questão da importância de ter hábitos saudáveis como forma de prevenir doenças. Focamos bastante na saúde masculina, chamando atenção para a necessidade de prevenir o câncer de próstata. Eles tiraram dúvidas sobre os exames necessários para prevenir a doença, inclusive, dúvidas relacionadas ao exame do toque, que ainda é tabu para muitos. As palestras foram bem participativas e nós ficamos satisfeitos com o resultado”, frisou a coordenadora do programa.
A nutricionista Juliana Maranhão falou sobre outras doenças que afetam a próstata como a hiperplasia prostática e a prostatite. “Eu procurei abordar as doenças relacionadas à saúde do homem além do câncer de próstata, mas também falei sobre a importância de ter uma alimentação saudável e a necessidade de evitar hábitos como o sedentarismo e o cigarro”, explicou.
A nutricionista Layane Carine realizou, junto aos colaboradores, o Perfil Saúde com coleta dos dados de glicemia, peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência abdominal e histórico de doenças na família.
Os educadores físicos Daniel Xavier e Hector Henrique ficaram responsáveis por levar informação sobre a saúde do trabalhador. Eles falaram sobre doenças de origem física que podem acometer os colaboradores como a hipertensão arterial, diabetes, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e doenças osteomusculares (DOR).
Eles abordaram ainda certas doenças de origem psicológica provocadas pelo estresse no trabalho.
A ação na Dureino contou também com um momento de ginástica laboral.
Catarina Santiago
Comentários
Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!
Deixe seu comentário