(86) 3131-1234

NOTíCIAS

CCIH do Prontomed Adulto realiza campanha de higienização das mãos

O objetivo da ação foi reforçar as práticas corretas de higiene e comemorar o Dia Mundial de Higiene das Mãos.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 07 de maio de 2019
Equipe de assistência da UTI Adulto participou do treinamento

A Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCHI) do Prontomed realizou ontem (06) campanha de higienização das mãos junto à equipe de assistência do hospital. Receberam treinamento enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenadores, fisioterapeutas e médicos da UTI Adulto, UTI Neonatal e postos. O objetivo da ação foi reforçar as práticas corretas de higiene das mãos e também comemorar o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado no último dia 5 de maio.

"A higienização das mãos é isoladamente a medida mais importante para prevenção de infecção hospitalar. Por exemplo, se eu falo em prevenir pneumonia, a primeira medida é higienização das mãos, se eu falo em infecção urinária, é a mesma coisa, assim como também na hora de prevenir as infecções pós-cirúrgicas. Isso porque a higienização é o padrão ouro. Ela é uma medida barata, simples e eficaz. E o treinamento é justamente para reforçar a adesão às essas práticas corretas, esclareceu a coordenadora da CCIH, a infectologista Geórgia Agostinho. 

image
A infectologista Geórgia Agostinho reforçou as práticas corretas de higiene.


Para a enfermeira Bernardete Vieira, o diferencial da ação foi uso da "caixa da verdade". "As equipes de assistência do Prontomed já conhecem os métodos adequados para higienizar as mãos, o diferencial desse treinamento é que estamos trazendo a "caixa da verdade" que comprova se a higiene foi feita de forma correta. Trata-se de uma caixa com uma luz azul que após o uso de um álcool especial revela se suas mãos estão de fato limpas. É uma ferramenta muito educativa", garante.

image
Caixa da verdade comprova real limpeza das mãos.

A técnica de enfermagem da UTI Neonatal Vanessa Maria confirma a relevância da campanha. "Esse treinamento é muito importante porque esclarece ainda mais sobre a eficácia da higiene que a gente vem fazendo, reforçando as condutas corretas e contribuindo para que tenhamos mais segurança sobre a forma como estamos lavando nossas mãos", disse.

image
UTI Neonatal também foi contemplada com treinamento.

Além da equipe de assistência do Prontomed Adulto, visitantes e acompanhantes foram convidados a participar do teste da caixa da verdade. A participação foi no sentido de demonstrar o cuidado que se deve ter ao tocar os pacientes.

Zenice Sousa Carvalho, mãe de Zayon que está internado há cerca de 1 mês no hospital, aprovou a ação. "Muitas vezes as mãos parecem que estão bem higienizadas só lavando com o sabão líquido, mas, na verdade, não estão do jeito que a gente imagina. Então, (o treinamento) é importante porque nós, que estamos em contato com um bebê prematura, precisamos protegê-lo ainda mais", afirma.

image
A enfermeira Bernardete Vieira da CCHI explica para a mãe do pequeno Zayon, Zenice Sousa, os cuidados para manter as mãos limpas.  

A equipe de CCIH do hospital realiza o ano inteiro um trabalho de controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras). "Para fazer esse controle a gente realiza ações de educação continuada que é trabalhar com as equipes a importância do método correto de higienizar as mãos, procurando aumentar a adesão e fazendo ainda um trabalho de vigilância dessa adesão", concluiu a coordenadora Geórgia Agostinho.

Catarina Santiago

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*