Fique por dentro

23/09/2024 14:52 | NOTÍCIAS

Três hospitais do Grupo Med Imagem recebem certificação de alta conformidade em segurança do paciente

2.Certificacao dos tres hospitais do GMI.jpeg

O Prontomed Adulto, Hospital Santa Maria e Maternidade Med Imagem receberam, em setembro, a certificação de Alta Conformidade das Práticas de Segurança do Paciente concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O certificado é referente ao ano de 2023 e confirma o compromisso do Grupo Med Imagem com a segurança de seus pacientes.

No Piauí, 25 hospitais foram analisados e 16 atingiram a alta conformidade. Dentre os critérios de segurança do paciente avaliados estão a implantação de protocolos de prevenção de infecções, prevenção de lesões por pressão, prevenção de queda e adesão ao protocolo de cirurgia segura.

“A avaliação da Anvisa é criteriosa, por isso, é importantíssimo que três dos nossos hospitais tenham alcançado a alta conformidade em segurança do paciente. Temos no Prontomed Adulto, na Maternidade Med Imagem e no Hospital Santa Maria núcleos comprometidos com a segurança do paciente. Essa certificação demonstra que a adoção de boas práticas é nossa prioridade”, destacou o diretor geral das unidades do Grupo Med Imagem, dr. Marcelo Burlamarque (CRM 3630).

De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente do Prontomed Adulto, Naasson Damaceno (COREN-PI 661270-ENF), para um hospital participar dessa avaliação é necessário ainda que a unidade tenha UTI.

“A implantação de protocolos rigorosos de segurança do paciente traz mais tranquilidade no atendimento tanto para o paciente quanto para os profissionais que atuam diretamente na assistência, prevenindo riscos. Os protocolos precisam de implementação efetiva e nos hospitais do Grupo Med Imagem, contamos com a tecnologia para ajudar a sermos mais precisos”, explica.

Projeto Beira Leito

“Temos, em nossas unidades hospitalares, o projeto Beira Leito, que utiliza um sistema informatizado para checagem de informações do paciente. Ele funciona da seguinte forma: um paciente traz um código de barra em sua pulseira de identificação que confirma o seu nome, possíveis alergias, se há risco de queda e ainda identifica as medicações a serem administradas. Esse controle garante mais segurança no atendimento ao paciente internado, evitando erros”, reforça o enfermeiro do Núcleo de Segurança do Paciente do Prontomed Adulto.

Dentre os critérios para ter Alta Conformidade em Segurança do Paciente, merecem destaque:

• Higienização correta das mãos
• Identificação correta do paciente
• Prevenção de risco de queda
• Prevenção de lesão por pressão
• Segurança no uso das medicações e prevenção das infecções
• Cirurgia segura

“Cada uma de nossas unidades foi avaliada segundo esses critérios. É verificado a implantação dos protocolos corretamente, mas não só, eles avaliam se também treinamos e auditamos essa implantação. A partir das comprovações, o hospital é certificado como tendo Alta Conformidade em Segurança do Paciente, concluiu o enfermeiro do Prontomed Adulto, Naasson Damaceno.

O que achou deste conteúdo?
Obrigado(a) pela sua avaliação!
Ver nota média para essa postagem
A nota média desse post é 0.0

Receba novos conteúdos direto em seu e-mail

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Athena Saúde