(86) 3131-1234
****

DICAS DE LIVRO

Ensaio Sobre a Cegueira

Uma epidemia de cegueira prolifera-se por uma cidade moderna, resultando no colapso da sociedade.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 18 de novembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira é um romance do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. A obra se tornou uma das mais famosas do autor, se popularizando com um filme dirigido por Fernando Meirelles, lançado mundialmente nesse ano. A película foi produzida no Japão, Brasil e Canadá e rodado em Toronto, Montevidéu, São Paulo e Osasco. Além de contar com um elenco de peso como Julianne Moore , Mark Ruffalo, Danny Glover, Alice Braga e Gael García Bernal.

Mas como todas as adaptações, o livro se revela mais profundo e esclarecedor nas idéias do autor do que em duas horas de um filme. Seria óbvio também falar que muitos detalhes importantes no decorrer da fantasiosa trama fazem o tema ficar ainda mais denso e tenso para o leitor.

Cada um que tiver a experiência de ler o Ensaio sobre a cegueira, e lembrar ?a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam?, e formular uma imagem aterradora e comovente de tempos obscuros, onde nos colocamos em situações nunca antes imaginadas, poderá se indagar: realmente vemos as coisas como elas são?

Nossa humanidade é despida por Saramago em momentos crus de necessidade. Você confiaria nas pessoas em volta em um momento tão crítico, sem conseguir enxergar? E se você não tivesse escolha?

O livro é todo escrito em português de Portugal, sem algumas pontuações (travessões, por exemplo), causando uma ligeira confusão no início, mas com o desenrolar da leitura, a "vista" se acostuma e a leitura até se torna mais rápida.


Enredo

Uma epidemia de cegueira estranha e repentina, branca, prolifera-se por uma cidade moderna, resultando no colapso da sociedade. Os personagens principais, muito bem construídos, vão se revelando e se encontrando nas primeiras páginas, culminando em uma relação de sobrevivência visceral de um grupo.

Todos os dias chegam mais pessoas em um antigo hospital psiquiátrico, onde são isoladas pelo governo na tentativa de conter a epidemia. Apenas uma mulher parece não ser atingida pela enfermidade, mas sua visão pouco ajuda no meio de uma multidão cega e sem controle. Aonde uma sociedade assim vai parar?

Na página inicial: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.", citado do "Livro dos conselhos", de El-Rei Dom Duarte.


Sobre o autor

José Saramago nasceu em 1922 na província do Ribatejo, Portugal. Filho de agricultores, foi serralheiro, desenhista, funcionário público, tradutor e jornalista. Romancista, poeta e teatrólogo, em 1998 ganhou o prêmio Nobel de Literatura. Vive na ilha de Lanzarote, nas Canárias.

Título: Ensaio Sobre a Cegueira
Autores: José Saramago
Editora: Companhia das Letras
Ano: 1995

Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex ? das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h

 

Fábio Carvalho
18.11.2008

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*