(86) 3131-1234
****

DICAS DE LIVRO

Biografia de Eric Clapton envolve leitor nos altos e baixos do músico

A paixão pelo vasto mundo da leitura fez surgir uma nova seção no site voltada exclusivamente para a literatura. Aqui traremos periodicamente dicas de livros, sugestões e críticas de diversas obras que estão no mercado

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 16 de setembro de 2008

A paixão pelo vasto mundo da leitura fez surgir uma nova seção no site voltada exclusivamente para a literatura. Aqui traremos periodicamente dicas de livros, sugestões e críticas de diversas obras que estão no mercado. E para começar, iniciamos este novo espaço com um livro bastante envolvente: ?Eric Clapton: A autobiografia?, Editora Planeta, 2007.

Por si só, a história de Eric Clapton, que nasceu na Inglaterra em 1945, já é atrativa pelo sucesso que o músico alcançou com seu talento. O desejo de conhecer um pouco mais da carreira do astro já é um combustível inicial para folhear as primeiras páginas do livro que vai se mostrando bem envolvente pela riqueza de detalhes e linguagem utilizada na narrativa. No entanto, o que mais chama a atenção é a sinceridade com que o músico trata de situações dolorosas de sua vida.

Para situarmos, Clapton viveu momentos de glória como astro do rock nas décadas de 60 e 70, época em que também brilharam lendas como Jimi Hendrix, B.B. King e Beatles, entre outros. É interessante ver sua vida cruzando com estes e outros artistas nos palcos da vida. Contudo, ao tempo em que conta o crescimento de sua carreira e suas relações de amizades com grandes músicos, o autor também revela seu envolvimento com o mundo das drogas.

Como um adolescente, o músico se rende às alucinações das drogas e sem assumir ou ?perceber? sua dependência, sua postura começa a sofrer críticas quando ele chega a cancelar shows devido seu estado de entorpecência. Durante um bom tempo sua carreira fica balançada ao mesmo tempo em que sua vida pessoal e amorosa também anda desestruturada. Ele chega a se reerguer com a ajuda do amigo George Harrison, mas tem uma recaída por sua carreira não decolar novamente.

O auge da tormenta ocorre com a morte acidental de seu filho de apenas 4 anos, que cai da janela de um apartamento. A dor de Eric levou-o a compor uma de suas músicas mais famosas: ?Tears In Heaven?. Toda essa turbulência o levou a construir um estilo de vida totalmente novo e ele passou a prezar pela família, saúde e carreira. Uma de suas grandes obras foi a construção de um Centro de Reabilitação para dependentes químicos, onde ele investe parte de seu tempo e dinheiro na transformação de vida de viciados.

O livro ?Eric Clapton: A autobiografia? é um livro que vale a pena ser lido não só por aqueles que gostam das raízes de rock e blues, mas por todos que sempre tiram lições com a experiência dos outros.

Título: Eric Clapton - A autobiografia
Editora: Planeta
Número de páginas: 400
Ano: 2007

O livro citado neste texto foi disponibilizado pela Livraria Nova Aliança. Lá você pode encontrar esta e outras obras da literatura nacional e mundial.

Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex ? das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h


Allisson Bacelar
16.09.08

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*