MedZap
(86) 3131-1234
**

VIVA MELHOR

Cuidados da alimentação para quem possui Diabetes

No Dia Mundial do Diabetes, a nutricionista Arianne Sousa, do Saber Viver, dá algumas dicas sobre alimentação.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 14 de novembro de 2017

O diabetes mellitus (DM) configura como doença metabólica que apresenta em comum a hiperglicemia, proveniente de defeitos na secreção e/ou na ação da insulina. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015), estima-se que a população mundial a sofrer com a doença é da ordem de 382 milhões de pessoas, e que deverá atingir 471 milhões no ano de 2035.

O dia 14 de novembro é marcado por uma mobilização que visa conscientizar a população mundial sobre prevenção e tratamento do diabetes mellitus. A Campanha foi criada em 1991 pela IDF (Internacional Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

Sabe-se que a boa nutrição associada a modificações no estilo de vida (especialmente a inclusão de atividade física regular), desempenha papel fundamental na prevenção do DM, bem como no controle da doença já existente, e na prevenção das complicações decorrentes desta doença se não tratada.

Algumas das orientações nutricionais para tratamento do diabetes incluem, evitar:

 

- Fonte de açúcares (mel, melado, rapadura, geleias, doces de corte);
- Refrigerantes, sucos prontos e artificiais;
- Cereais refinados (pães, biscoitos, bolos e preparações à base farinha de trigo refinada);
- Bebidas alcoólicas;
- Adoçantes a base de frutose, sorbitol e manitol.

Dê preferência:


- Alimentos integrais e ricos em fibras;
- Laticínios magros como iogurte, coalhada, manteiga, queijo minas, ricota;
- Azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco;
- Peixes como: sardinha, atum, salmão e cavala, além de carne bovina magra, como coxão duro e patinho.

Outras recomendações incluem ler sempre o rótulo dos produtos dietéticos para conhecer os ingredientes e não exagerar no consumo, porque embora não contenha açúcar, estes produtos geralmente contêm muita gordura, o que colabora para o ganho de peso.


Nutricionista Arianne Sousa
Programa “Saber Viver”


Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*