MedZap
(86) 3131-1234
***

VIVA MELHOR

Como evitar a desidratação no período de calor

Tendo em mente que a cada ano que se passa o calor aumenta consideravelmente, é de suma importância cuidarmos da nossa saúde afim de evitar inúmeras anomalias frequentemente ocasionadas neste período.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 30 de agosto de 2016

No tempo de calor a desidratação ocorre com maior frequência, mais especificamente no verão. Porém a primavera é um prólogo da alta temperatura ocorrendo no nosso país. A partir do dia 22 de setembro, a estação primavera se inicia, e já neste período é comum sofrermos com a excesso de calor. A desidratação é uma complicação bem séria, que pode ocasionar eventos anormais como diarreia por exemplo.  Tendo em mente que a cada ano que se passa o calor aumenta consideravelmente, é de suma importância cuidarmos da nossa saúde afim de evitar inúmeras anomalias frequentemente ocasionadas neste período. Veja a seguir alguns métodos simples e eficazes para evitarmos a temida desidratação.

Como evitar a desidratação no calor

Muita água: A água é a principal arma contra a desidratação. Portanto, beba muita água mesmo, o ideal é você consumir pelo menos 3 litros de água quando a temperatura estiver excessivamente elevada. Além disso, procure consumir outras fontes de líquidos, como sucos naturais, água de coco, etc. Apesar do líquido ser fundamental para a nossa pele, é de suma necessidade priorizar as bebidas naturais, então o refrigerante não é uma boa opção.

Evite o sol:  O sol causa a sudorese, que é a excreção de líquido, ou suor, como comumente conhecemos. Quando o nosso corpo perde muito líquido, inúmeras panes podem ocorrer, afinal de contas a maior parte do corpo humano é composto por líquido. Dado isso, evite a exposição solar prolongada, e prefira a exposição em horários estratégicos, no caso antes das 10 horas ou depois das 16.

Evite álcool: As bebidas alcoólicas são diuréticas, ou seja, ajudam a eliminar o excesso de líquido do corpo. Então o consumo das mesmas não se torna interessante no período de verão, portanto, é importante moderar o consumo.

Exercícios físicos moderadamente: Os exercícios físicos propiciam eliminação de líquido do corpo, logo, a utilização de atividades deve ser feita com extrema cautela. Antes da iniciação das atividades, procure consumir bastante água, e não faça mais do que 1 hora e 30 de atividades físicas.

Roupas claras: As roupas escuras de fato esquentam mais do que as claras. Roupas pretas normalmente causam suor excessivo, o que por sua vez é algo desinteressante para quem visa inibir a desidratação. Portanto, em períodos de calor extremo, priorize roupas mais claras; porém você não necessitará utilizar somente roupas brancas, poderás diversificar de acordo com os seus critérios.

Fonte: ilovesaude
Edição: F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*