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VIDA LEGAL

Você não precisa se matar na academia para ficar em forma

Treinamentos simples e menos extenuantes do que os que estão na moda também deixam o corpo em ótima forma

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Publicado em: 24 de outubro de 2016

O crossfit e outros treinos intervalados de alta intensidade estão bombando. Por outro lado, nem todo mundo consegue ou tem disposição para fazê-los. Mas isso não é motivo para desistir da malhação. Um estudo brasileiro publicado no periódico Journal of Exercise Physiology testou o potencial de um treinamento, digamos, convencional.

Após 12 semanas, os participantes perderam gordura e ganharam massa muscular - isso sem sacrifícios hercúleos. "Esses exercícios podem ser feitos em qualquer academia e não gastam mais de 45 a 60 minutos, três vezes por semana", assegura o educador físico Antonio Martins, autor do trabalho e membro do Laboratório de Fisiologia Translacional da Universidade São Judas, em São Paulo. Fora que são ideais para iniciantes.

A hora de evoluir

O momento de mudar o treino varia de pessoa pra pessoa. Ele depende inclusive de experiências anteriores, força de vontade, alimentação equilibrada e boas noites de sono.

Os detalhes do treino

- 15 homens e mulheres participaram do experimento.

- Foram 9 exercícios, um para cada grupo muscular.

- Cada exercício tinha 3 séries. E cada uma possuía oito repetições e um descanso de 40 segundos entre elas.

- 3 sessões por semana e elas não duravam mais do que uma hora.

Fonte: M de Mulher

Edição: A.N.

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