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VIDA LEGAL

Tome alguns cuidados na hora de correr

Uma pesquisa revelou que 37% das pessoas que praticam corrida apresentam pelo menos uma lesão por ano. Conheça algumas dicas básicas que podem reduzir essas estatísticas.

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Publicado em: 24 de janeiro de 2011

Uma pesquisa revelou que 37% das pessoas que praticam corrida apresentam pelo menos uma lesão por ano. Conheça algumas dicas básicas que podem reduzir essas estatísticas.

1 ? Não corra todos os dias. Procure intercalar com treinos na bicicleta ou no transport (aparelho que simula uma corrida sem impacto), para reduzir a sobrecarga nas articulações.

2 ? Alterne os terrenos. Use esteiras, terra, grama, asfalto, areia. Dessa forma, você evita a corrida apenas em pistas duras.

3 ? Reforce a musculatura das pernas com musculação, ginástica e Pilates. É fundamental para evitar lesões e não perder muita massa muscular.

4 ? Comece com moderação. Principalmente se você está com sobrepeso. Inicie a prática com caminhada, depois alterne períodos de caminhada com corrida leve ? até que você consiga correr. Uma boa dica é começar no transport ou bicicleta, para reduzir o peso, e depois passar para a corrida.

5 ? Escolha um bom tênis: confortável, que não aperte os pés nem faça bolhas. Existe um teste que avalia o tipo de pisada, que pode ser neutra, supinada (apoia mais a parte de fora do pé) ou pronada (apoia mais a parte interna da sola do pé). Há tênis para cada tipo de pisada. Hoje, uma forte corrente defende que correr descalço produz menos impactos nas articulações, mas a verdade é que nossos pés não estão preparados para isso. Acredito que os tênis que não mudam nossa passada natural, mas que tenham algum amortecimento, são o futuro dos corredores.

6- Beba água e use roupas leves e que facilitem a evaporação do suor.Vamos acabar com o mito de que transpirar mais ajuda a emagrecer ? só diminui o rendimento e desidrata.


Fonte: Época
Edição: F.C.
24.01.2011

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