MedZap
(86) 3131-1234

VIDA LEGAL

Seu exercício está funcionando?

Exercer uma atividade física nem sempre pode trazer resultados positivos.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 05 de novembro de 2009

Dependendo da intensidade e do tipo de exercício, o corpo começa a dar sinais de fadiga e, em alguns casos, a sofrer de dores na coluna e desgaste do aparelho locomotor. Para evitar esses males e garantir o sucesso esperado, é preciso ficar atento a alguns indicadores que determinam se o exercício está valendo a pena. Os principais são: freqüência cardíaca e massa muscular.

Existem duas formas de medir a eficácia de uma atividade: o estímulo aeróbio e o estímulo anaeróbio. O aeróbio mede atividades de baixa intensidade e longa duração, como caminhada. Neste caso, a principal variável usada para a avaliação do desempenho é a freqüência cardíaca.

Quando o condicionamento físico melhora, a freqüência cardíaca cai. Basta imaginar um maratonista que consegue melhorar sua marca mantendo, ou até reduzindo, a freqüência cardíaca. Isso significa que ele obteve um resultado melhor sem ter de fazer mais esforço.

O fato de a freqüência cardíaca não baixar pode estar relacionado a um treinamento insuficiente. Talvez seja hora de imprimir um ritmo mais forte.

No entanto, se houver aumento dessa freqüência, é preciso investigar se a intensidade do exercício está muito forte ou se existe algum problema físico que requer tratamento. Nesses casos, há outros indicativos de que o treinamento não está funcionando: A pessoa vai se sentir mais cansada, além de ter distúrbios como falta de sono, alterações no humor e dores musculares.

Outras formas de medir a eficácia da atividade física são mais subjetivas, como a sensação de bem-estar. Imagine um homem que volte a correr nos finais de semana depois de um longo período sem praticar exercícios. Nas primeiras corridas, ele vai sentir cansaço e dores musculares, que poderão durar dois dias após a atividade.

 

Fonte: Sentir Bem
Edição: F.C.
05.11.2009

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*