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O cardápio ideal de exercícios para a saúde

É importante variar os tipos de atividades físicas praticadas.

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Publicado em: 12 de agosto de 2010

Sem dúvida, correr faz muito bem para a nossa saúde. Mas podemos nos perguntar se esses praticantes de corridas que costumamos ver todos os dias entendem que, para cuidar plenamente dessa complexa máquina que é o corpo humano, é preciso ir além. Há um consenso entre os grandes especialistas em condicionamento físico de que o homem, para estar verdadeiramente em forma, tem de desenvolver ou manter as seguintes capacidades físicas: agilidade, equilíbrio, flexibilidade, força e resistência muscular e resistência cardiorrespiratória.

Em outras palavras, precisamos de uma diversidade mais ampla de atividades para que a aptidão física seja estimulada em sua plenitude. Na prática, isso significa que o ideal para a saúde é praticar uma série de atividades físicas, conforme você pode ver abaixo:

Essa figura foi criada com base em uma série de livros e pesquisas sobre o assunto, visando facilitar o entendimento sobre como podemos realizar um cardápio completo de exercícios para cuidar da saúde. O alicerce da aptidão física deve ser composto por atividades que melhoram o fôlego.

A dose ideal: três ou quatro sessões semanais de 20 a 30 minutos. Já as atividades que desenvolvem força, flexibilidade e equilíbrio deveriam ser praticadas duas ou três vezes por semana, com sessões de 20 a 60 minutos.

Não podemos esquecer da agilidade, realizando modalidades esportivas com bola ou até mesmo brincando com filhos e sobrinhos, pelo menos uma vez por semana. E devemos restringir o tempo que passamos sentados, sem movimento. Este é o cardápio ideal de atividade física para quem busca saúde e qualidade de vida.

 

Fonte: Veja Online
Edição: F.C.
12.08.2010

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