MedZap
(86) 3131-1234
***

VIDA LEGAL

Exercícios físicos: o que comer após uma sessão de atividades aeróbicas

Não é necessário passar fome para aproveitar os benefícios de sequências de exercícios.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 08 de fevereiro de 2010

A maioria dos benefícios dos exercícios aeróbicos se dá logo após a sequência de atividades, e a extensão desses benefícios depende da sua alimentação nesse período. ?Dependendo do que você come após um exercício, produzirá resultados diferentes em seu corpo?, explica Jeffrey Horowitz, pesquisador da Universidade de Michigan.

Mais do que a questão de ter um corpo perfeito, os exercícios físicos trazem benefícios para o metabolismo associados à saúde já nas primeiras horas após a última sessão, e esses efeitos benéficos podem durar dias, diz o pesquisador. ?Mas o exercício não faz tudo sozinho e é muito importante observar os seus efeitos combinados ao que você irá comer.?

A pesquisa mostrou que os exercícios físicos melhoram a sensibilidade à insulina, principalmente quando os alimentos ingeridos contêm baixo índice de carboidrato. Melhorar a sensibilidade à insulina que dizer que fica mais fácil para o corpo tirar o açúcar do sangue e estocá-lo em forma de tecidos, como os músculos, sendo que isso pode depois ser usado como combustível.

O inverso, a resistência à insulina, é indicativo de que você pode estar desenvolvendo diabetes tipo 2, além de ser um fator de risco para outras doenças, até mesmo as relacionadas ao coração.

Um fato interessante que os pesquisadores apontam é que os participantes do estudo faziam refeições de baixa caloria após as séries de exercícios aeróbicos.

Mas outros participantes, que faziam refeições mais pesadas ? consumindo a mesma quantidade de calorias gastas durante o exercício ? também se beneficiaram do aumento da sensibilidade à insulina de forma igual.

Isso significa que não é necessário passar fome para aproveitar os benefícios de sequências de exercícios, pois os benefícios para a saúde serão tão proveitosos quanto o de pessoas que fazem dietas de baixo consumo calórico. Portanto, não perca tempo: mexa-se!

 

Fonte: UOL
Edição: F.C.
08.02.2010

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*