(86) 3131-1234

VIDA LEGAL

Exercícios com segurança!

Para evitar problemas, exercícios devem respeitar limites de cada um.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 23 de outubro de 2009

Se você está animado em iniciar uma atividade física, maravilha !!! Só que alguns detalhes têm que ser observados. Ainda mais no verão que perdemos líquidos numa maior quantidade e ficamos expostos ao sol. Primeira regra: pratique com segurança . Não existe uma fórmula mágica adequada à todos. Cada pessoa tem seu ritmo, seus objetivos e suas limitações, que devem ser averiguadas e respeitadas.

Marque sua Avaliação e Orientação Física com um bom profissional de Educação Física.

Pratique com regularidade: no mínimo 3 vezes por semana, 30 minutos por dia.

Procure se exercitar numa intensidade moderada e priorize sempre a sensação de conforto.

Faça de 10 a 15 minutos de alongamento antes e depois do exercício. Além de diminuir o risco de lesões, dá mais mobilidade ao movimento.

Em qualquer uma das atividades, comece sempre devagar, para aquecer e aumente o ritmo aos poucos. Ao final do exercício, procure não parar de repente. Vá diminuindo o ritmo aos poucos.

Tenha o cuidado de não se exercitar em jejum. Cerca de 30 minutos antes da atividade física, coma pelo menos uma fruta ou uma barra de cereal.

Jamais espere a sede chegar para se hidratar. A sede é um sinal impreciso, que muitas vezes só se manifesta quando o corpo já está se aproximando de um limite perigoso.

Durante o exercício, faça uma pré-hidratação antes de começar a atividade de 500 a 700 ml de água, divididos em quatro tomadas. Tome a primeira dose uma hora antes e as outras com intervalos de 15 minutos. Durante, tome de 200 ml a 300 ml a cada 20 minutos. Você pode fazer a reidratação com isotônico. Além de repor calorias (carboidratos), você vai estar repondo a perda de sais (eletrólitos).

Jamais use roupas para ajudar a suar mais. Ao contrário do que muita gente pensa, isso não vai aumentar a perda de gordura corporal e, ainda por cima, vai colocar sua saúde em risco.

Fuja dos horários muito quentes e procure usar roupas que cubram a menor área corporal possível. Opte por tecidos que não retenham o suor, para manter o corpo sempre seco.

Para proteger a pele do sol, não esqueça do protetor solar, indispensável a qualquer hora do dia.

 

Fonte: Sentir Bem
Edição: F.C.
23.10.2009

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*