MedZap
(86) 3131-1234
***

VIDA LEGAL

Exercício para combater hipertensão

O exercício físico aeróbio realizado regularmente é capaz de prevenir e tratar a hipertensão arterial.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 03 de fevereiro de 2010

O presidente da República acusou o golpe: sem praticar exercícios físicos, com uma agenda repleta de compromissos, além de viagens, o resultado foi uma elevação expressiva dos seus níveis de pressão arterial ? Lula teve uma crise de hipertensão arterial.

Estudos demonstram que no mundo um em cada cinco indivíduos com idade superior a 18 anos apresenta hipertensão arterial. No Brasil, entre 22% e 44% da população adulta é portadora dessa síndrome.

As consequências da hipertensão crônica são o surgimento, muitas vezes de forma assintomática ? não manifesta sintomas ?, de  lesões em órgãos-alvo (angina ou infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, episódio isquêmico ou acidente vascular cerebral, complicações renais, etc.).

A hipertensão arterial chega a explicar 40% das mortes por acidente vascular e 25% das mortes por doença arterial coronariana. Além disso, tem sido estabelecida a relação da hipertensão arterial como um dos principais deflagradores para o desenvolvimento da insuficiência renal e da doença arterial periférica1.

Diversos estudos relatam que o efeito do exercício físico na pressão arterial é tão expressivo que uma única sessão de exercício físico aeróbio provoca reduções na pressão arterial por várias horas após sua realização. E, quando realizado cronicamente, o exercício físico aeróbio é capaz de prevenir e tratar a hipertensão arterial.

Por isso, deve-se caminhar, subir escadas, correr, pedalar, nadar. Enfim, movimentar o corpo.


Fonte: Veja Online
Edição: F.C.
03.02.2010

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*