(86) 3131-1234

RETRATO 3X4 DE UMA PESSOA 100X100

Médico Renato Duarte : Valores sólidos e dedicação ao trabalho são ingredientes de sucesso do médico

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 15 de junho de 2005

Filho de um carteiro e de uma dona de casa, nascido na cidade de Francinópolis e criado em Teresina com valores sólidos, o médico Renato Duarte, 40 anos, é uma daquelas pessoas que sabe o que quer. Da infância no bairro Vermelha traz boas lembranças como as brincadeiras com os irmãos e amigos, e as bases de sua vida adulta. Antes de se formar em Medicina e escolher a área da angiologia para atuar, Renato deu aulas de Química nos principais colégios da capital. Ele foi o primeiro médico dessa especialidade a atender na Med Imagem, local em que ele se diz à vontade e considera seu consultório particular.

O médico trabalha em média 14 horas por dia, mas não se considera um "workaholic" e diz que sabe dosar as atividades para que haja tempo para a esposa e os dois filhos, um menino de 14 anos e uma menina de 4 anos. Em meio a tanta atividade ainda sobra tempo para manter a forma nas aulas de musculação que ele faz três vezes por semana, em horário alternativo (sai da academia por volta da meia noite). Impecavelmente vestido e com ar sério, e ao mesmo tempo sereno, Dr.Renato recebeu a reportagem do site Medplan para esta entrevista. Durante a conversa, ele deixou escapar que é vaidoso, gosta de cuidar da aparência e, até nisso, põe em prática o conceito de solidez aprendido em família. Usa o mesmo perfume, a mesma marca de sapato e de camisa há anos.

Site Medplan- Conte-me sobre a sua formação?
Renato Duarte- Sempre Estudei em Teresina e em escola pública. Só o ensino médio, antigo científico, é que fiz em um colégio particular, o Andreas. E isso porque eles fizeram um concurso para dar bolsa de estudo, foi o Prêmio 80. Eu fui aprovado em primeiro lugar, estudei lá os três anos seguintes de graça. Depois disso, eles me chamaram para dar aula e fui contratado para ser professor de Química. Formei-me em medicina em 1990 pela UFPI e depois fui fazer especialização em São Paulo, onde me especializei em angiologia.

Site Medplan- Porque escolheu a área da angiologia para atuar?
Renato Duarte- Bem, a escolha da medicina em si foi por influência de meu pai. Ele sempre quis um filho médico e eu terminei por realizar seu desejo. Eu gostava de cálculos matemáticos, mas depois me apaixonei pela Medicina. Já a angiologia foi por influência de um amigo de Belém, da época de especialização. Eu pensava em fazer cardiologia, mas ele sempre me chamava para operar com ele e acabei gostando da área.

Site Medplan- Qual é a sua relação de trabalho com o grupo Med Imagem?
Renato Duarte- Ótima. Foi o grupo que me deu oportunidade de trabalho quando voltei a Teresina. O doutor Cerqueira me deu todas as oportunidades. Nesses nove anos de consultório lá, tenho o lugar como meu próprio consultório. É tanto que nunca abri um consultório particular

Site Medplan- Para o senhor, o que significa a missão de ser médico?
Renato Duarte- Significa aliviar males e salvar vidas

Site Medplan- Quando não está trabalhando, o que gosta de fazer?
Renato Duarte- Gosto de ficar em casa com meus filhos ou fazer programas familiares, como almoçar e jantar fora com eles e minha esposa. Gosto também de ler e assistir televisão.

Site Medplan- O que o senhor faz para combater o estresse?
Renato Duarte- Faço musculação três vezes por semana, isso por volta das 23h. É bom ter esse tempo para mim, relaxo.

Site Medplan- Se fosse indicar um lugar em Teresina para alguém, que lugar seria esse?
Renato Duarte- Gosto muito de restaurantes, boa comida, sossego, bom atendimento e boa música. Um dos meus preferidos na capital é o Favorito Grill.

Site Medplan- E falando em música, que estilo gosta?
Renato Medplan- Rock Progressivo, como o do U-2, Bon Jovi, Guns n? Roses.

Site Medplan- Então o senhor é roqueiro?
Renato Duarte- Gosto do estilo, mas mais do estilo progressivo. Meu filho já gosta mais de rock pesado, mas não é influência minha (risos).

Site Medplan- Qual a sua dica cultural em Teresina?
Renato Duarte- Teatro. Quando eu morava em São Paulo era o programa que mais fazia com minha esposa, aqui sempre que há peças vamos também.

Site Medplan- Em sua opinião, quais as qualidades essenciais no ser humano?
Renato Duarte- Honestidade, seriedade e dedicação à profissão. Se a pessoa for dedicada não tem como não ter sucesso.

Site Medplan- E o que é ter sucesso?
Renato Duarte- É ser reconhecido profissionalmente, não é necessariamente dinheiro

Site Medplan- Vamos para um papo rápido. As perguntas seguintes o senhor responde com uma palavra ou uma frase curta.

Site Medplan- Um projeto?
Renato Duarte- Fazer um curso no exterior para completar minha formação

Site Medplan- Uma frustração?
Renato Duarte- Não ter continuado a trabalhar com meu professor em São Paulo, o Bunno Van Bellen. Ele é um holandês que tem uma produção científica incrível.

Site Medplan- Livro de cabeceira?
Renato Duarte- Não são livros, são revistas como Veja, Isto É e Superinteressante.

Site Medplan- Um prazer?
Renato Duarte- Uma cirurgia bem sucedida

Site Medplan- Uma vitória?
Renato Duarte- Ser angiologista, ter me formado. Meu pai era pobre e sustentar uma família de nove filhos e ter todos formados, isso é uma grande vitória.

Site Medplan- Um esporte?
Renato Duarte- Musculação.

Site Medplan- O senhor é vaidoso?
Renato Duarte- (risos) acho que sim (risos). Sempre brinco com meus amigos médicos, que se não conquistamos os pacientes pela competência, então devemos conquistar ao menos pela aparência. É legal estar limpo, de barba feita e bem vestido...risos.

Site Medplan- Uma música?
Renato Duarte- November Rain

Site Medplan- Um lugar?
Renato Duarte- Teresina, gosto daqui demais.

Site Medplan- O futuro?
Renato Duarte- Passar um tempo no exterior complementando minha formação.

 

Comentários

Eliane

08 de setembro de 2016

Em Teresina sempre faço exames nas empresas do grupo.
Moro no Maranhão, e antes de me submeter a um procedimento cirúrgico sempre faço uma busca na internet para conhecer melhor o profissional.
Me recomendaram Dr. Renato Duarte,para cirurgia de varizes. Foi de grande importância todas as informações aqui encontradas.
Obrigada.

Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*