(86) 3131-1234
*

RETRATO 3X4 DE UMA PESSOA 100X100

Manfredi Cerqueira: um exemplo de vitalidade

O desembargador aposentado e atual presidente da APL, Academia Piauiense de Letras, divide um pouco de suas experiências com nossos leitores nessa entrevista cheia de informações interessantes.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 29 de janeiro de 2007

Nascido em Piracuruca (PI), ele já está aposentado, mas continua na labuta, tanto na sua área de origem, que é o Direito, prestando serviços na procuradoria da Universidade Federal do Piauí, quanto à frente da Academia Piauiense de Letras, APL, onde exercita seu gosto pelas letras. Aos 81 anos, sua receita de vitalidade inclui caminhada de duas a três vezes por semana, alimentação balanceada, o trabalho na UFPI e APL, a companhia da família e dos amigos e muita leitura. Neste quesito os temas preferidos são história e filosofia, sobretudo os grandes nomes da área, como Sêneca.

Ufa!! Essa é só parte da rotina deste ex-promotor público e desembargador, que tem entre suas características o bom humor, a boa memória e a simplicidade. Ah! Ele também já fez incursões pela área literária e pela de publicações técnicas. Entres suas obras estão os títulos: "Como o Direito É", "Teoria e Prática Falimentar", "Justiça Criminal" e os dois mais recentes: "Idéias" e "É Preciso Filosofar".

Ele recebeu a reportagem do Portal Medplan, pontualmente, na sede da APL, para dividir um pouco de suas experiências com nossos leitores.

Portal Medplan ? O senhor já está aposentado, mas continua trabalhando tanto na APL quando na procuradoria da UFPI.  Esse é o segredo da longevidade?

Manfredi Cerqueira ? Os exercícios físicos ajudam sem a menor dúvida, agora a longevidade também depende da alimentação. Procuro me alimentar bem e viver em paz comigo mesmo, com a vida e com o outro. Viver em paz é rezar, não perseguir ninguém, não prejudicar ninguém, ajudar o próximo na medida do possível. É levar uma vida cristã.

Portal Medplan ? Qual é a emoção de ser o presidente da Academia Piauiense de Letras?

Manfredi Cerqueira ? É uma responsabilidade muito grande, porque todo muito sabe que é muito difícil administrar iguais. Mas aqui convivem harmoniosamente poetas, romancistas, contistas, historiadores, políticos, filósofos, jornalistas. Há uma elite pensante. Promovemos nossos debates em nível elevado e sempre procurando encarar os problemas relevantes da sociedade com espírito superior, com a preocupação de solucioná-los.

Manfredi Cerqueira posa com uma de suas obras


Portal Medplan - E quais são os projetos para APL, com o senhor à frente da instituição?

Manfredi Cerqueira ? Nossos projetos aqui na APL dependem muito dos convênios já celebrados com o Estado, com a Fundação Cultura Monsenhor Chaves e com a UFPI. Estamos sempre publicando livros, mantemos contatos freqüentes com alunos da rede escolar, que vêm aqui conversar com os intelectuais, poetas, e saem satisfeitos. Procuramos incentivar a leitura, dar bom exemplo da atividade intelectual a serviço da comunidade.

Portal Medplan ? O senhor trabalhou muito tempo para o Governo, o que aprendeu com essa experiência?

Manfredi Cerqueira
? Aprendi que o Estado tem muitos problemas, sobretudo no lugar ao qual mais me dediquei que foi no Ministério Público e o poder Judiciário de um modo geral. Cargo público requer muita responsabilidade e o primeiro dever funcional é de capital importância. O funcionário só logra êxito em seus projetos se ele é honesto, se é trabalhador, se procura ser eficiente. A grande lição foi sempre essa, a de ter sempre como ponto de apoio a honestidade de propósitos.

Portal Medplan ? O senhor, na sua vida pública, quando foi presidente do Tribunal de Justiça, teve a oportunidade de por um dia ser o governador do Estado. O que o senhor realizou nessa oportunidade ímpar?

Manfredi Cerqueira
? Eu apenas presidi a solenidade comemorativa do Sete de Setembro, foi um papel patriótico. Foi uma experiência muito saudável, onde me emocionei bastante.

Portal Medplan ? O senhor também foi presidente do TRE. Quais os casos de corrupção eleitoral que o senhor julgou? Qual era o clima político daquela época em comparação com o atual?

Manfredi Cerqueira ? Casos sérios de corrupção, felizmente, na minha administração não ocorreram, foi tranqüilo. Só mesmo as disputas comuns entre partidos, pois nenhum quer perder a eleição e aí apareciam ações nesse sentido (risos).

Portal Medplan ? Sua formatura em Direito foi em Minas Gerais, em 1950, mas o senhor teve toda sua vida profissional desenvolvida aqui, inclusive, como professor do curso de Direito da UFPI, diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras, CCHL, e chefe de departamento. Qual a avaliação que o senhor faz do ensino de Direito hoje no Piauí?

Manfredi Cerqueira ? Na minha época, o curso de Direito, ministrado pela antiga faculdade de Direito era de bom nível. Em minha opinião, a instituição mais idônea para fazer essa avaliação da qualidade do ensino nas duas universidades públicas e nas faculdades que estão aí é a OAB, através do exame de Ordem. 

Portal Medplan - E a proliferação dos cursos de direito, qual sua opinião?

Manfredi Cerqueira ? Além do exame de ordem que avalia esses cursos, temos também o Provão feito pelo MEC e ao que me consta o rendimento das faculdades de Direito é satisfatório, destaque também para o curso de Medicina. Vejo com bons olhos essa democratização do ensino do curso de Direito em nosso Estado. Certa vez perguntaram ao Rui Barbosa, o que ele achava do bacharelismo no Brasil (todo mundo nessa época queria ser bacharel em Direito), então ele respondeu que o país precisa de bacharéis, o Brasil não precisa é de analfabetos. Então esses cursos todos, por menos que rendam, já dão uma grande colaboração à cultura.

Portal Medplan ? O senhor citou Rui Barbosa. Eu soube que o senhor tem muito gosto pela leitura e é um profundo admirador de pensadores como o Sêneca.

Manfredi Cerqueira ? Reservo sempre meus dias do fim de semana para fazer  pesquisas, minhas leituras, manter contato com os bons escritores, com filósofos. Entendo que o advogado não pode prescindir da leitura.

Portal Medplan ? O que lhe atrai nos pensadores?

Manfredi Cerqueira ? Há duas espécies de pensadores: os que pensam e os que fazem pensar. Então, a leitura é de capital importância, qualquer profissional não pode hoje deixar de fazer isso. Se quer crescer espiritual e culturalmente é preciso ler mais. A chave da vida hoje é a cultura.

Portal Medplan ? Qual o tipo de leitura que o senhor recomenda?



Manfredi Cerqueira
- Quem quer ingressar na seara de Direito o importante é a preocupação com a filosofia do Direito. É a base, sem esquecer a Sociologia, e a História. Esta é o grande espelho da vida humana, que instrui com a experiência.

Portal Medplan - O senhor tem algum projeto a realizar a curto prazo?

Manfredi Cerqueira
? Por enquanto é manter o compromisso com a UFPI. Se houver necessidade de deixar aquele vínculo, é um caso a pensar sobre o que farei. O que não quero é ficar parado. Meu projeto é estar sempre em atividade, manter a cabeça sempre em movimento e cultivar a memória.

Jogo rápido...

Qualidade: Humildade

Defeito: Boa fé exagerada

Família: Está em nossa Constituição: é a base da sociedade. A pátria é a família ampliada

Um Lugar: Meu Sítio

O que não pode faltar junto a si: A minha esposa, meus filhos, netos e os amigos.

Um livro: a Bíblia

Cultura: A chave da vida

Uma Viagem: Europa e Oriente Médio. Aprendi muito

Uma frase para reflexão: ?O ensino melhora os bons e torna bons os maus?


Entrevista, texto e fotos por: Adriana Cláutenes Lemos

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*