(86) 3131-1234
***

Apresentação

Apresentação

Tamanho da letra:
A
A

Apresentação

A Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977 e constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.  A Residência Médica deve funcionar em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o ?padrão ouro? da especialização profissional. O mesmo decreto cria a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão que credencia e regulamenta os serviços de Residência Médica em território brasileiro. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao Médico Residente o título de especialista.

A Residência Médica da Medimagem foi aprovada pela Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência  Médica do Colégio Brasileiro de Radiologia ? CBR, conforme ofício OF/CBR/0169/04, datado de 01 de março de 2004, no qual autoriza o ingresso de 03 (três) estagiários  por ano para um programa de três anos.

Objetivos da Residência Médica em Radiologia

Formar especialistas em Diagnóstico por Imagem com conhecimentos em todas as áreas englobadas pela especialidade:

  • Radiodiagnóstico Convencional
  • Ultra-sonografia
  • Tomografia Computadorizada
  • Mamografia Digital
  • Ressonância Magnética
  • Densitometria Óssea

Estrutura da Residência

O Serviço de Residência Médica da Medimagem qualificado para o exercício do Diagnóstico médico por Imagem,  conta  com dois grupos de estudos.  A Radiologia Digital, Ultra-sonografia, Mamografia, Tomografia e Ressonância têm suas atividades no prédio central da Medimagem.  As atividades experimentais de Radiologia e Ultra-sonografia também são desenvolvidas na Clínica DMI. 

Essas atividades têm a coordenação e a orientação de 13 profissionais entre docentes, professores e médicos contratados. A Residência Médica em Diagnóstico por Imagem da Medimagem se desenvolve dentro de um complexo clínico/hospitalar, com unidade de urgências médicas,  dispondo de 142  leitos, 36.000 consultas/mês, realizadas em 62 consultórios, nos quais prestam assistência 160 médicos ( em todas as especialidades).

A Residência Médica em Diagnóstico  por Imagem está assim estruturada:

Radiologia Convencional:

  • (02) Dois Aparelhos Intecal 600 mA, 125 KV.
  • (01) Aparelho Toshiba 500 mA, 150 KV
  • (01) Aparelho Toshiba 600 mA 125 KV.
  • (01) Arco cirúrgico Toshiba 900 A.
  • (02) Arco cirúrgico GE.
  • (01) aparelho de hemodinâmica GE

Departamento de Ultra-som:

Departamento de Ultra-sonografia consta de sete aparelhos de ultra-som, com sondas paralelas e setoriais intracavitárias, com freqüência variando entre 3.5 e 7.5 mega hertz.   Os  aparelhos são equipados com Doppler e estão conectados com estações "work stations" - para fins de processamento e impressão de imagens a seco.

Departamento de Mamografia Digital:

O departamento de Mamografia Digital, possui duas salas de exames, quatro vestiários, câmara clara, câmara escura exclusiva, recepção própria, sala de espera, sala de interpretação e dois banheiros.

Os mamógrafos, em número de dois são os seguintes:

  • Mamógrafo Lorad.
  • Mamógrafo DMR / GE

Ambos interligados ao  sistema de Mamografia Digital - Kodak-Direct View CR800

Departamento de Tomografia Computadorizada:

O departamento de Tomografia Computadorizada conta com dois equipamentos:

  • Aparelho GE Brigth Speed Multislice
  • Aparelho TOSHIBA XVISION GX.

Os aparelhos estão conectados com estações "work stations" GE-ADW 4.3, para fins de pós-processamento e reconstruções volumétricas em 3D, e impressão de imagens a seco.

Departamento de Ressonância Magnética:

O Departamento de Ressonância Magnética está equipado com dois aparelhos.

  • Aparelho Toshiba 0,5 tesla
  • Aparelho GE 1,5 tesla 

Os aparelhos estão conectados com estações "work stations" GE-ADW 4.3, para fins de pós-processamento e reconstruções volumétricas em 3D e impressão de imagens a seco.

Biblioteca:

A biblioteca tem um acervo de 60 volumes e 3 periódicos.

Outras Instalações:

Dispõe de duas salas de laudo interligadas ao sistema PACS,  com sistema de ditafone para maior segurança  do diagnóstico.

Auditório com telão com capacidade para 50 pessoas no anexo MEDIMAGEM.

Corpo Médico:

Conta com 13( treze) Médicos Radiologistas Especialistas pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Outros Recursos Humanos:

O Serviço conta  com o apoio de dois preceptores, uma coordenadoria que supervisiona diretamente o setor e o apoio de 16 Técnicos em Radiologia e 11 auxiliares de Radiologia.

Informações Gerais sobre o Programa de Residência Médica:

Número de vagas por ano: 3

Carga Horária: A carga horária de 60 horas semanais será distribuída em atividade teórico-práticas da seguinte forma:

Atividades Teóricas: 05 horas

Atividades Didáticas/Teóricas: estarão sobre responsabilidade dos médicos preceptores do serviço da Medimagem e da Clínica DMI.

30 dias de férias anuais, conforme programa aprovado pelo CBR.

Será ministrado além disso, curso de Formação de Imagem e Proteção Radiológica, segundo o programa apresentado pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde.

Haverá semanalmente reuniões com discussão de casos do material acervo científico da instituição e dos casos clínicos do serviço

Informações para Residência Médica:

Kleber Gallas
Fone: (86) 9927.3905
Email: kleber@medimagem.com.br

Atualizações Médicas

Relação de inscritos para prova de acesso ao Programa de Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem – 2017

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de uma prova escrita, no dia 21 de janeiro, às 8h00, no auditório da Med Imagem.

Cursos e Eventos

Curso de Interpretação de Exames Laboratoriais e Imaginologia

A capacitação será teórica e prática, tendo como objetivo preparar acadêmicos e profissionais de saúde para interpretar os principais exames laboratoriais e de imagem para o diagnóstico clínico na área de saúde.