MedZap
(86) 3131-1234

NOTíCIAS

Tuberculose ainda mata dois milhões por ano

Nesta quarta-feira, 24, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença que já chegou a ser chamada de ?peste branca?.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 24 de março de 2010

Especialistas dizem que o perigo mora justamente no fato de a doença já não assustar tanto, e alertam para o avanço de casos super-resistentes de tuberculose e para a combinação da doença com o HIV, o que torna a infecção ainda mais grave.

A Sociedade para Doenças Infecciosas da América e a Associação de Medicina do HIV, dos EUA, pedem mais pesquisas. ?O exame padrão para o diagnóstico da tuberculose tem mais de cem anos e falha em detectar adequadamente a doença em crianças e em pessoas com o HIV.

A classe de remédios mais nova que temos tem mais de 40 anos e funciona muito mal contra a tuberculose resistente aos medicamentos. A vacina atual tem mais de 85 anos e não é altamente eficiente?, disse a porta-voz das duas entidades.

Entenda a doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, o bacilo de Koch. Os sintomas incluem tosse persistente, falta de ar, perda de peso e dor no peito. Se não for tratada pode se espalhar para os nódulos linfáticos, a espinha e os ossos, levando à morte.

Casos de tosse que não passa por mais de três semanas precisam ser encaminhados ao médico. Se a tuberculose for detectada é importante seguir todas as recomendações e tomar a medicação até o final, mesmo que os sintomas já tenham melhorado, para evitar o fortalecimento da bactéria.

 

Fonte: G1
Edição: F.C.
24.03.2010

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*