MedZap
(86) 3131-1234
**

NOTíCIAS

Site da Med Imagem oferece calculadora de intolerância à lactose

A ideia de criar a ferramenta surgiu a partir de uma pergunta enviada ao Oiaqui (ouvidoria do site da Med Imagem). A calculadora mostra de imediato a existência ou não da intolerância.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 26 de setembro de 2017

O site da Med Imagem criou mais uma funcionalidade que visa oferecer um serviço de relevância para os internautas: uma calculadora de intolerância à lactose – condição conhecida como uma deficiência intestinal da enzima lactase, responsável pela quebra da lactose (presente em produtos lácteos) e formação de moléculas de glicose.

Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam trinta minutos a duas horas depois da ingestão de alimentos ou bebidas que contenham lactose. Entre os sintomas estão: diarreia, náusea e às vezes vômito, dores abdominais e inchaço.

A ideia de criar a ferramenta surgiu a partir de uma pergunta enviada ao Oiaqui (ouvidoria do site da Med Imagem), em 2014. Desde a sua postagem até o fechamento desta matéria, a pergunta “Dr. como se interpreta o resultado do exame de intolerância à lactose?” gerou 899 comentários e 706 curtidas, sendo a maioria dos comentários enviados por pessoas com a mesma dúvida.

Pensando nisso, o diretor-presidente do grupo Med Imagem, Dr. José Cerqueira Dantas, que criou o Oiaqui e responde pessoalmente as mensagens, imaginou uma ferramenta que fizesse o cálculo com os valores indicados no exame. O desenvolvimento da calculadora ficou por conta do programador e webdesigner Eduardo Fortes, da empresa Clip Data.

“Com essa calculadora, o paciente já saberá de imediato se possui ou não a condição de intolerância, sem a necessidade de delegar a interpretação a um profissional de saúde. Assim, ele poderá modificar a alimentação de modo que não corra o risco de apresentar sintomas de intolerância à lactose, que são muito desconfortáveis”, explica o diretor.

image

Como o cálculo é feito?

1. O valor da glicemia basal apresentado no exame é somado ao número 20.

Ex: glicemia basal de 89 = 109.

2. O número encontrado (valor de referência) é comparado aos valores das glicemias dosadas após a ingestão de lactose em diferentes intervalos de tempo.

Como interpretá-lo?

1. Se um dos valores for maior ou igual ao valor de referência (no caso, 109), o cliente não é portador de intolerância à lactose.

2. Se as dosagens de glicemia estiverem menores que valor de referência, o cliente é portador da enfermidade.

Realizou o seu exame e quer saber se possui intolerância? Então acesse a nossa calculadora!

A.N.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*