MedZap
(86) 3131-1234
***

NOTíCIAS

Dra. Aldecy Dantas: 30 anos de Med Imagem

Nesta entrevista, a cofundadora da Med Imagem conta a sua versão da história, lançando mais luz sobre os motivos que fazem da empresa uma marca que é sinônimo de excelência. Confira.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 31 de agosto de 2016
Dra. Aldecy Dantas é radiologista da Med Imagem há 30 anos

Às 6h40 da manhã ela já está na Med Imagem iniciando o atendimento aos clientes que necessitam de exames de imagem como ultrassom, mamografia, histerossalpingografia e biópsias. Mas pelas mãos da médica radiologista Dra. Aldecy Dantas, eles encontram muito mais que uma profissional de extrema credibilidade. Encontram doçura, acolhimento, atenção e humanização; itens que ajudaram a consolidar a Med Imagem ao longo dos últimos 30 anos como uma referência em qualidade em seus serviços.

Dra. Aldecy Dantas é a cofundadora da Med Imagem. Junto com o também médico radiologista Dr. José Cerqueira Dantas, ela ajudou a construir e consolidar a clínica que originou o maior complexo integrado de saúde do Piauí. Nesta entrevista, ela conta a sua versão da história, lançando mais luz sobre os motivos que fazem da Med Imagem uma marca que é sinônimo de excelência. Confira.

- Como foi o seu início na Med Imagem?

Em 1986 eu ainda era estudante de Medicina e faltavam dois anos pra formatura. O Dr. Cerqueira tinha saído da clínica em que ele trabalhava na época para abrir a Med Imagem e me chamou. Ele conversou comigo e disse: “amanhã você passa lá”. Eu disse que tudo bem...achava que ele me queria na recepção ou algo do tipo. Mas quando cheguei lá, ele perguntou se eu queria aprender radiologia. Nem passava pela minha cabeça seguir essa especialidade, mas claro que eu queria aprender. Ele fez uma espécie de residência médica e assim fomos começando, aprendendo todos os dias. Eu pensava que não aprenderia, pois achava muito complicado, não conseguia enxergar os sinais nas imagens. Mas com o tempo, me apaixonei pela profissão e não me imagino fazendo outra coisa. Aprendi o processo todo: fazer a radiografia, olhar o filme e dar o laudo. Depois que me formei, esperei mais um ano, obtive o título de especialista junto ao Colégio Brasileiro de Radiologia – CBR e fiz diversos cursos fora do estado, para aperfeiçoamento.

- Como foi esse processo de aprendizado e a montagem dos serviços da Med Imagem?

Como eram muitos detalhes, eu pegava o caderno e escrevia o passo a passo do exame, o preparo de cada um e revisava em casa, pra ganhar tempo no dia seguinte e não me perder. Eu digo muito que a Ana Lúcia e o Luis da Piedade - primeiros técnicos em radiologia da Med Imagem - foram meus mestres, pois eles me ensinaram a fazer o exame e isso me ajudava muito na hora de interpretar. Começamos com os exames de raios-x e ultrassonografia. Depois veio a tomografia e isso foi nos diferenciando.

- Na sua opinião, o que diferenciou a Med Imagem dos outros serviços além da tecnologia?

Acho que a disponibilidade. Nós não fechávamos pra almoço e fazíamos plantões para realizar exames de urgência. Quando eu não estava na clínica, o vigia ligava pra minha casa e eu ia. Isso não existia em Teresina e foi assim que vimos a necessidade de criar um pronto-socorro. Os pacientes de urgência chegavam, víamos a gravidade e não sabíamos para onde mandá-los. Foi assim que surgiu o Hospital Prontomed, em 1996. Priorizamos sempre os casos urgentes e sempre tivemos muita preocupação com a qualidade, limpeza do ambiente e funcionários muito bem educados.

- Outra marca da Med Imagem se dá no atendimento, que sempre foi motivo de elogios. Como os primeiros colaboradores eram preparados para lidar com os clientes?

Éramos nós mesmos quem fazíamos os treinamentos e oficinas. A gente treinava as atendentes e simulava as ocorrências, para que elas soubessem exatamente como agir em cada caso. E funcionava. Uma história engraçada que me lembro foi quando colocamos um anúncio no jornal para selecionar recepcionistas. No dia marcado havia uma fila enorme na rua, dobrando a esquina. Fiquei preocupada. Será que nesse mar de mulheres eu vou conseguir escolher? Todas queriam trabalhar na Med Imagem!

- Como é a sua rotina de trabalho atualmente?

Chego todos os dias na Med Imagem às 6h40 da manhã, no máximo. Quando chego, assino alguns exames do dia anterior e logo depois começo a fazer as ultrassonografias até 13h00. Saio pro almoço e depois faço as histerossalpingografias a tarde, as ultrassonografias agendadas e as biópsias até as 19h00. Venho aos sábados e folgo um sábado no mês. Venho porque é bom, eu gosto e estou com saúde. 

- A senhora é muito requisitada para realizar exames. A que a senhora atribui essa preferência?

Ah, acredito que seja porque eu estou aqui há muito tempo, tenho atenção e cuidado com os pacientes e sou esforçada. E o reconhecimento vem por isso. Tem pacientes que vêm só pra me ver, dar um abraço e ir embora. É muito bonito e me sinto bem com isso.

- Como a senhora lida com os diagnósticos delicados?

Bom, é algo que faz parte. Eu sempre informo o paciente sobre os riscos e alerto quando vejo alguma alteração que demanda uma investigação mais profunda, para que eles não percam tempo e tratem o quanto antes. Já nas ultrassonografias de gestantes, o mais difícil é falar que o feto tem alguma má formação ou quando está morto. Acho um jeito pra dizer, preparo a paciente pra notícia, vou conversando e consolando. Cada uma tem uma história diferente e nessa convivência vemos como a nossa vida é boa.

- A senhora pretende diminuir o ritmo ou parar de realizar exames após tantos anos de dedicação?

Nunca pensei em me colocar um prazo. Até quando eu puder, eu irei trabalhar. Tenho um dedo mindinho que deformou de tanto movimentar o transdutor (risos), mas ele não me incomoda. O ortopedista quer botar uma tala pra normalizar, só que pra isso eu teria que parar e eu não quero fazer isso. Eu também não tiro férias, apenas um recesso entre o Natal e o Ano Novo. Tenho feito isso nos últimos 3 anos e é bom pra sair um pouco da rotina.

- O que a senhora faz no seu tempo livre?

Eu adoro ficar em casa e frequentar a Igreja. Sou muito ativa na Paróquia Nossa Sra. das Dores.

- Qual conselho a senhora daria para os novos profissionais da radiologia?

Eu vejo que hoje os profissionais estão muito preocupados com produtividade. Claro que é algo importante, mas a realidade pede mais atenção. É preciso ter prudência e nunca esquecer que o paciente é o mais importante.

- Qual é seu sentimento em ver o que Med Imagem se tornou?

Na verdade, eu sou apenas uma coadjuvante. Eu gosto muito daqui, das pessoas, do trabalho, de tudo. Aqui é como se fosse uma família. Tudo que eu sei e o que me tornei profissionalmente, devo à Med Imagem. O Dr. Cerqueira sempre teve uma visão diferente, trabalhando com foco na qualidade e depois todo mundo imitou. É muito gratificante fazer parte disso e poder retribuir com fidelidade, estando presente quando o cliente precisa, dando explicações e soluções. É isso que eu procuro dar.

A.N.

Comentários

Beatriz Raulino de Oliveira Bastos

31 de agosto de 2016

A Dra.Aldecy é uma profissional maravilhosa.Com ela os resultados mais dolorosos são amenizados com a paz e a confiança que ela transmite.Sou sua paciente a quinze anos e agradeço a Deus sua disponibilidade e competência.

Francely

31 de agosto de 2016

linda história! parabéns a todos!

Márcia

02 de setembro de 2016

A melhor e mais humana ultrassonografista que já conheci!! Maravilhosa!!! Parabéns!!

Jeane Chaves

02 de setembro de 2016

Excelente profissional! Justifica a concorrência quanto a procura de exames. Parabéns pelos 30 anos da Med Imagem, exemplo de empresa que investe em suas instalações e está sempre renovando e inovando!.

Lara Juliana

03 de setembro de 2016

Uma grande pessoa! Aprendi muito em minha experiência na Med Imagem ao seu lado, só tenho a agradecer, pois além de nós ensinar princípios de amor nos deu a prova do que é trabalhar por amor. Até hoje tenho um livro maravilhoso que ganhei dela, belo exemplo também de reflexão. Você me fez ter orgulho de trabalhar nesta empresa um dia. Sucesso e muitas felicidades!

haroldo rehem

06 de setembro de 2016

Declaração que nos revela que, se de uma banda mostra o lado humanista da Dra. Aldecy Dantas para com as dores do seu próximo (pacientes), por outra nos revela a digna e enobrecedora capacidade profissional de realizar, como sacerdócio, o seu trabalho, situações estas que, somadas, dâo-nos a alegria de que ainda existem, graças a DEUS, pessoas que, além de se qualificarem para uma melhor prestação do seu mister, faz-no com alegria e dedicação, dando-nos certeza e segurança de que estamos sendo bem tratados. Parabenizando-a, também congratulo-me com a Med Imagem por ter, dentre muitos outros, um profissional de tamanha envergadura.

Sammara Medina

08 de setembro de 2016

Dra Adecy um ser humano extraordinário ! Uma pessoa linda por dentro e por fora ! Bjs

Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*