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Como ter uma boa noite de sono

Antes de tomar remédios é importante tentar a higiene do sono.

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Publicado em: 04 de setembro de 2018

O excesso de exposição às telas de computadores, celulares e tablets pode prejudicar muito o sono. Hoje, o celular é o que mais influencia nessa qualidade do sono. Ele tem dois aspectos que atrapalham:

A interatividade do celular eleva o cortisol, deixando o cérebro em estado de alerta, o que atrapalha a indução do sono.

A luz do celular atrapalha a liberação da melatonina, hormônio produzido pela glândula pineal durante o escuro. Sua função é induzir ou facilitar o sono.

A pesquisadora do Instituto do Sono Monica Levy Andersen explica que a liberação de melatonina mudou com os novos hábitos. As casas ficaram mais iluminadas e ainda temos eletrônicos que contribuem para o atraso da liberação do hormônio.

A ginecologista e pesquisadora do sono Helena Hachul deu dicas para melhorar o seu sono. Antes de tomar um remédio, é importante tentar a higiene do sono:

 

- Evite café                                                                                                                 -Apague as luzes da casa
- Evite telas antes de dormir
- Faça refeições leves à noite
- Não leve eletrônicos para a cama
- Não deixe relógio ao lado da cama
- Caso nada dê certo, é preciso avaliar o que está dificultando o sono. Remédios só devem ser indicados por médicos.

 

Sono e temperatura


O calor atrapalha o sono porque o corpo precisa baixar a temperatura para conseguir dormir. A redução da temperatura corporal sinaliza o cérebro a induzir o sono. Essa redução é importante para a manutenção do sono. Quando ela cai, diminui também a liberação de cortisol, que é o hormônio do estresse.

Fonte: G1/Bem-estar
Edução: A.N.

 

 

 

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