MedZap
(86) 3131-1234

NOTíCIAS

15 dicas para se preparar e cuidar da saúde durante o Carnaval

Se você for curtir em blocos, bailes ou desfiles, é bom manter a atenção!

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 07 de fevereiro de 2018

Curtir as festas do Carnaval exige mais do que disposição e energia: é preciso se preparar para o corpo aguentar a maratona de blocos de rua, bailes nos clubes e desfiles de escolas de samba nos Sambódromos (mesmo que seja só assistindo). Também é essencial dar atenção aos materiais das roupas e, principalmente, aos produtos usados na pele.

Com cuidados simples, você consegue se divertir à vontade e chegar ao fim do Carnaval muito bem. Conversamos com especialistas para saber o que é mais importante fazer na preparação, nos dias do Carnaval e, de bônus, na Quarta-Feira de Cinzas. Confira as dicas!

AQUECIMENTO PARA O CARNAVAL

Coma carboidratos

Nos dias anteriores ao Carnaval, comece a comer alimentos ricos em carboidratos. A nutricionista Orion Araújo, do Diabest – Centro de Educação em Diabetes e Obesidade, explica que o melhor é dar preferência aos carboidratos complexos: “Inhame, quinoa, milho, aveia e arroz integral são as melhores opções para ter energia de sobra”.

Descanse as pernas

Segundo o angiologista Thiago Rocha, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as pernas recebem pressão em dobro na folia do Carnaval. “Quando estiver se arrumando, o ideal é parar de vez em quando e elevar as pernas acima da altura do coração por cerca de cinco minutos. Isso melhora a circulação da região”, sugere. Isso você consegue fazer deitando na cama, no sofá ou no chão e colocando almofadas sob as pernas.

Evite tecidos sintéticos e roupas apertadas

A combinação de calor com aglomeração resulta, naturalmente, em suor. E suor sufocado em roupas de tecidos sintéticos – que, ao contrário das feitas de tecidos naturais como o algodão, não “respiram” – ou muito justas pode causar brotoejas, como lembra a dermatologista Lilian Delorenze. Ao criar seus figurinos, leve isso em consideração.

Teste as maquiagens antes de usá-las para valer


Lilian alerta para a necessidade de verificar se os glitters, as tinturas corporais e as maquiagens escolhidos são realmente específicos para o uso na pele. Se forem, o próximo passo é testá-los para garantir que sua pele não reagirá a nenhum dos componentes e, assim, evitar alergias, vermelhidão e até queimaduras no meio da diversão.

“A melhor forma de fazer isso é aplicando uma pequena quantidade de cada produto na parte interna do antebraço e esperar alguns minutos, para ver se causa algum tipo de irritação”, ensina a dermatologista. Se sua pele ficar irritada, descarte o produto e o substitua.

Caso a reação desse local persista, procure ajuda médica em um pronto-socorro. Normalmente, a solução é simples.

 

Cuidado redobrado com a maquiagem dos olhos

 

Planeja incrementar a produção de Carnaval com cílios postiços coloridos ou cheios de efeitos? Em primeiro lugar, só use colas de primeira linha. “De má procedência, a cola dos cílios pode conter substâncias que causam irritações nas pálpebras e até dentro dos olhos”, afirma o oftalmologista Gustavo Elarrat, da Clínica Focus. “São comuns casos de blefarite alérgica, uma inflamação que afeta a região onde crescem os cílios.”

Entrou glitter nos olhos? Nada de esfregar para tentar aliviar. “O ato de coçar pode acabar arranhando a córnea. O mais indicado é passar soro fisiológico em abundância, para hidratar a região e expulsar esse corpo estranho”, recomenda o oftalmologista.

CUIDADOS DURANTE O CARNAVAL

Faça refeições balanceadas

Para dar conta de todo o gasto de energia, monte pratos balanceados. A endocrinologista Mariana Farage, do Instituto Nacional de Cardiologia, ensina: “A refeição ideal para dias agitados deve ter diversos legumes e verduras, uma porção de proteína magra [carnes brancas], uma de grãos [ervilha, lentilha, feijão, grão de bico] e uma de carboidrato complexo.”

Frutas, água de coco e água mineral são imprescindíveis para manter a hidratação adequada. A médica sugere que sejam consumidos de 2 a 3 litros de líquidos por dia durante o Carnaval.

Use filtro solar

O filtro solar é obrigatório em qualquer hora do dia em que esteja claro – os raios ultravioletas agem negativamente sobre a pele mesmo quando está nublado. “Antes de passar a maquiagem, aplique um protetor solar com FPS 50 ou mais. Se houver suor excessivo ou contato com a água, ele deve ser reaplicado”, orienta a dermatologista Christiane Gonzaga.

Fonte: M de Mulher
Edição: A.N.

 

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*