MedZap
(86) 3131-1234

NOTíCIAS

13 formas de aprender um novo idioma de graça na internet

É possível encontrar excelentes opções gratuitas para os mais variados níveis de aprendizado.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 12 de janeiro de 2018

Cansou de ler as legendas de séries e filmes? Vai viajar nas férias e quer aprender o básico do idioma local? Ou cansou das aulas de inglês em cursinhos, mas quer continuar estudando a língua? Não importa o motivo, atualmente não existem mais desculpas para deixar de aprender um novo idioma. Com a internet e smartphones, a missão se tornou mais fácil, divertida e acessível: é possível encontrar excelentes opções gratuitas para os mais variados níveis de aprendizado. Veja algumas:

BBC Languages

Desde 1943, a British Broadcasting Corporation, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, disponibiliza cursos para estrangeiros aprenderem inglês. As aulas vão desde níveis básicos a mais avançados, com desafios de vocabulário e análise de notícias.

Internet Polyglot

Embora o site não seja dos mais bonitos e amigáveis para os usuários, a base de conteúdo é extensa. É possível aprender desde alemão a tailandês, além de línguas clássicas como latim, hebraico e esperanto. As lições incluem jogos de adivinhação, de correlação, de escrita e vocabulário. O maior desafio provavelmente é ter disciplina para se comprometer a somente uma língua e se organizar para aprendê-la.

Learn English, Voice of America e 6 Minute English: podcasts para aprender inglês

Para quem quer inserir o aprendizado de inglês no dia a dia, uma boa opção é apostar no download de podcasts para ouvir no celular. O Learn English é produzido pelo British Council e tem episódios com discussões que cobrem situações e vocabulário usados no dia a dia. Já o Voice of America tem discussões sobre assuntos mais interessantes, como história e cultura americana, em um ritmo um pouco mais lento que o normal para facilitar o entendimento. E, finalmente, o 6 Minute English, da BBC, tem discussões sobre assuntos divertidos entre dois personagens.

Fale Árabe, Namasté Brasil (Hindi), Aprendendo Coreano com a Aileen, Aprenda Russo com Ekaterina e Aprenda Turco com o Biel: canais do YouTube para línguas variadas

Quem gosta de fuçar o YouTube vai encontrar dezenas de opções de aulas para as mais variadas línguas. Os canais listados acima têm aulas ministradas em português, nas quais além de ensinar o vocabulário, os professores falam sobre hábitos culturais do país ou região onde a língua é falada.


Babbel

O app para Android e iOS só tem aulas de demonstração grátis, mas muito úteis para fazer um teste e escolher a língua que você deseja aprende. Com uma metodologia envolvente e simples, você começa aos poucos, aprendendo o básico, e no fim da aula as novas palavras são inseridas em diálogos. Disponível para aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, português, sueco, polonês, holandês, indonésio, turco, dinamarquês, norueguês, russo, entre outras.

LinguaLeo

Excelente para quem deseja aprimorar a fluência em inglês. A proposta é interessante, toda baseada no estudo de vocabulário: você adiciona palavras que deseja estudar ou memorizar e cria uma espécie de glossário. Além disso, há diversas opções de vídeos legendados, em que você clica na legenda para ver a definição das palavras. Está disponível para Android e iOS.

Duolingo

O app é provavelmente o mais famoso para aprendizado de línguas. Nele, você estabelece metas de estudos diárias (de cinco, 10, 15 ou 20 minutos), e faz um teste de nivelamento que dura cinco minutos. Também permite o uso do microfone do celular para treinar a pronúncia. O problema é que pode se tornar um pouco lento e repetitivo, mas o sucesso do app demonstra que o esforço pode valer a pena.

 

Fonte: Galileu

Edição: A.N.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*