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7 maneiras cientificamente comprovadas de melhorar a concentração

Dicas valiosas para aumentar a concentração na hora de executar as suas atividades

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Publicado em: 06 de junho de 2018

Esqueça dicas como “trabalhar offline”, “desligar o celular” ou “acreditar que o que você faz é inspirador sempre”. Sejamos realistas, isso tudo é quase tão difícil quanto ler um artigo acadêmico em alemão durante duas horas seguidas. A ciência existe (ainda bem) para encontrar e testar maneiras de fato eficazes para melhorar a concentração.

 

1 - Assista a vídeos engraçados ou de animais fofinhos

 

Parece brincadeira, mas diversos estudos concluíram que o estímulo a emoções positivas ajuda a manter a motivação necessária para não perder o foco. É claro que isso não é um passe livre para assistir a vídeos de gatos no YouTube o dia todo, afinal o objetivo é se tornar mais produtivo, mas fazer uma pausa para rir é mais eficaz do que parar para ler alguma fofoca, por exemplo. Para você não passar a próxima meia hora vendo vídeos de gatos, selecionamos o melhor. Veja aqui.

 

2 - Masque um chiclete

 

Ou, se não for possível, mastigue outra coisa. Isso porque a ação ajuda a aumentar o fluxo de oxigênio nas partes do cérebro responsáveis por atenção. Ao mesmo tempo, injeta um pouco de insulina no sangue que pode fornecer uma energia extra.

 

3. Não tente fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo

 

O famoso “multitask” é uma grande armadilha e, na prática, significa somente mudar de uma tarefa à outra muito rápido. E quanto mais mudamos de tarefa, mais energia gastamos — e quanto mais energia gastamos, menos temos para focar no que realmente importa. Em 2009, um estudo feito na Universidade Stanford mostrou que multitaskers têm desempenho pior do que quem faz uma tarefa por vez. “Eles têm um ponto fraco por irrelevância, tudo os distrai”, disse um dos pesquisadores, Clifford Nass, em um comunicado para a imprensa.

 

4. Exercite-se

 

Atividades físicas, especialmente aeróbicas, estimulam a capacidade cognitiva do cérebro. Pessoas mais ativas são capazes de manter o foco por mais tempo e de processar informações mais rapidamente.

 

5. Exponha-se à luz natural

 

Se o exercício puder ser feito ao ar livre, melhor ainda. A luz natural ajuda a regular o ciclo circadiano do corpo e funciona como um estímulo para acordar. Além disso, contribui para uma noite de sono melhor.


6. Tome café

 

Ou qualquer outra bebida com cafeína. Estudos mostram que doses pequenas (menos que 40mg) ou moderadas (300mg) aumentam a atenção e as capacidades de se manter alerta, vigilante e de reagir rapidamente.

 

7. Relaxe!

 

Isso pode parecer impossível se você tem um prazo apertado para cumprir, mas quanto mais se estressar por isso, pior é. Isso porque o estresse reduz a capacidade cognitiva de memória e atenção.

Fonte: Galileu

Edição: A.N.

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