MedZap
(86) 3131-1234
**

MINHA HISTóRIA

Rivaldo Lira: muito além da enfermagem

O enfermeiro, que ingressou no grupo Med Imagem em 2005, está tornando a gerência de enfermagem do Prontomed uma referência em inovação.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 24 de março de 2011
O jeito agitado e resolutivo são as características marcantes de Rivaldo Lira. O enfermeiro, que ingressou no Grupo Med Imagem em 2005, vem escrevendo uma história de sucesso graças à sua capacidade de propor ideias e resolver problemas. Mas este perfil não se delineou por acaso. Rivaldo possui uma história de vida que lhe exigiu esforço e adaptação a um cenário que impõe uma intensa rotina de estudos e qualificação em diferentes áreas da enfermagem.

Natural da cidade de Gonçalves Dias, no Maranhão, Rivaldo vem de uma família humilde que não tinha condições de lhe proporcionar uma educação paga. ?Fiz o ensino fundamental e médio em escola pública. Como não consegui passar no vestibular na primeira vez, decidi estudar em Teresina pra me preparar melhor?, relembra.

A rotina para obter um bom resultado no final do ano era pesada. ?Meu pai, que é motorista, tinha uma lotação que fazia linha de Caxias pra Teresina todos os dias, então ia com ele bem cedo, saía 5h30 da manhã pra pegar a aula das 7h. Quando voltava, ia pra uma biblioteca estudar durante a tarde e em outra biblioteca à noite. E assim foi até o final do ano?, conta.

O esforço foi recompensado com aprovação em quatro vestibulares de universidades públicas. Ele optou pela Universidade Federal do Piauí, devido à referência e a pequena distância da terra natal.

A vida universitária também não era fácil. Para baratear o aluguel, Rivaldo dividia um apartamento com cinco colegas. ?O dinheiro que minha família mandava era apenas para o aluguel e transporte, então tinha que me virar?, afirma o enfermeiro, que nos primeiros períodos do curso buscava tirar as melhores notas para ganhar bolsas de estudos pagas pela universidade. Ainda como aluno, Rivaldo começou a ter experiência com a docência através de monitorias de algumas disciplinas.

Rivaldo e parte da sua grande equipe
Rivaldo e parte da sua grande equipe
Assim que se formou, Rivaldo já acumulava cinco empregos, entre hospitais e escolas de enfermagem. A experiência na área de oncologia lhe permitiu participar de uma seleção para a clínica Oncomédica, que estava iniciando suas atividades e montando a equipe. Rivaldo deixou todas as outras atribuições de lado para abraçar o desafio de gerenciar todo o serviço de enfermagem da clínica.

O trabalho de Rivaldo ia além do cuidado aos pacientes. A habilidade com a qual inseria e modificava o sistema de informação utilizado pelo Grupo, o Sisac, fez com que ele fosse convidado a auxiliar na preparação dos técnicos de enfermagem do Prontomed a utilizar o sistema. A partir daí, a confiança depositada pelos profissionais da equipe fez com que ele fosse convidado a assumir a gerência de enfermagem do hospital, que compreende mais de 200 funcionários.

Há um ano e meio na função, Rivaldo ajudou a implantar avanços no hospital, como o prontuário eletrônico, que otimizou o controle e prestação do serviço de enfermagem . Para ele, a parte mais gratificante do esforço é ver o reconhecimento e evolução da equipe. ?O que me dá prazer é resolver problemas e ver o reconhecimento dos profissionais e dos pacientes?, afirma.

Na opinião do enfermeiro, que também é professor do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o profissional de hoje precisa estar apto para exercer qualquer função. ?Para um enfermeiro se destacar, é importante que ele não seja muito específico de uma área. Ter um conhecimento geral e ser polivalente permite que ele saiba conduzir ações em qualquer plantão. Seja em um centro cirúrgico, numa maternidade, ou numa UTI, por exemplo?, avalia o enfermeiro, que também auxilia nas aulas práticas da especialização de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Piauí, ministradas na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Rápidas:

No seu tempo livre, você... Vou a cinema, balada e jogo vídeo-game com meu filho.
Paixões? Trabalho, basquete, Corinthians
Projetos: Pretendo trabalhar mais e aprender sobre gerenciar pessoas
Livro: ?Mais tempo, mais dinheiro?
Filme: Uma mente brilhante
Frase:?I Love my job?

Amanda Neco
24/03/2011

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*