MedZap
(86) 3131-1234

DOSES DE CULTURA

Mostra de cinema: clássicos de Ingmar Bergman

Além de clássicos do diretor, um documentário biográfico revisa a vida e obra do polêmico realizador sueco no ano de 57 - quando ele estava envolvido em 6 produções ao mesmo tempo.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 13 de agosto de 2018

Em homenagem ao centenário de nascimento do cultuado diretor sueco Ingmar Bergman, que completaria 100 anos no último dia 14 de julho, a Cinépolis em parceria com o Cinema de Arte, a Embaixada da Suécia e os distribuidores FJ Cines e Imovision realizam a “Mostra Lanterna Mágica” neste mês de agosto. Em Teresina, os filmes estão sendo exibidos em uma sala do Cinépolis, no Rio Poty Shopping.

A mostra escolheu os seguintes títulos: ‘O Sétimo Selo’ (The Seventh Seal, 1957), ‘Morangos Silvestres’ (Wild Strawberries, 1957), ‘Persona’ (1966), ‘Gritos e Sussurros’ (Cries & Whispers, 1972) e ‘Sonata de Outono’ (Autumn Sonata, 1978) – totalmente restaurados da filmografia de um dos maiores cineastas da história do cinema, além do documentário biográfico ‘Bergman – 100 Anos’ (Bergman: A Year in a Life), da diretora Jane Magnusson. O longa revisa a vida e a obra do polêmico realizador sueco através do ano de 1957, quando Bergman estava envolvido em 6 grandes produções ao mesmo tempo, e ainda traz depoimentos de grandes artistas que fizeram parte da vida de Bergman, como Liv Ullmann, Barbra Streisand e Lars von Trier.

Todas as sessões são às 19h e 21h

13/08 SEGUNDA-FEIRA
Persona (Persona, 1966)

Uma atriz chamada Elizabeth sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.

Elenco: Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margaretha Krook, Gunnar Björnstrand
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman


14/08 TERÇA-FEIRA
Sonata de Outono (Höstsonaten, 1978)

Uma pianista visita a filha no interior da Noruega. A mãe é uma artista de renome internacional, mas a filha é tímida e deprimida. O encontro das duas é tenso, marcado por lembranças do passado e revela uma relação repleta de rancor, ressentimentos e cobranças.

Elenco: Ingrid Bergman, Liv Ullmann, Lena Nyman, Halvar Björk, Marianne Aminoff, Arne Bang-Hansen
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman 


15/08 QUARTA-FEIRA
Bergman - 100 Anos

Durante um período de 6 anos, no meio do século 20, algo insuperável aconteceu. Um sueco magro, por volta dos 40 anos, entra em um período de produção cinematográfica sem precedentes. Entre 1957 e 1963 ele dirigiu alguns dos maiores clássicos da história do cinema, produziu uma série de espetáculos para teatro e rádio, e dirigiu 6 filmes de TV. Em termos de cineastas contemporâneos, Ingmar Bergman permanece em grande parte inigualável, e sua vida está prestes a se revelada nesse documentário que celebra o seu centenário.

Elenco: Ingmar Bergman, Lena Endre, Thorsten Flinck, Elliott Gould, Jane Magnusson, Barbra Streisand, Liv Ullmann, Lars von Trier
Direção: Jane Magnusson
Produção: Fredrik Heinig, Cecilia Nessen, Mattias Nohrborg

 


F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*