MedZap
(86) 3131-1234

DOSES DE CULTURA

Brasil Original Artesanato: inauguração será nesta quinta-feira, 26 de julho.

O local terá dois ambientes: área de vendas de produtos artesanais do Piauí e espaço de capacitação, onde serão ofertados cursos e oficinas da matriz de soluções do Sebrae.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 24 de julho de 2018

Na próxima quinta-feira (26), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, inaugura a Loja Brasil Original, no Shopping Rio Poty. O local terá dois ambientes: área de vendas de produtos artesanais do Piauí e espaço de capacitação, onde serão ofertados cursos e oficinas da matriz de soluções do Sebrae. A solenidade de inauguração terá início às 8:00 horas com café da manhã no Shopping Rio Poty. Após a abertura oficial da loja, acontecerá um talkshow sobre a valorização do artesanato, com a participação dos arquitetos Flávio Franco e Sérgio Matos e da designer Nicole Tomazi.

“Nesse primeiro momento, a loja funcionará apenas como showroom dos produtos dos 22 grupos produtivos atendidos pelo Sebrae por meio do Projeto Brasil Original. A previsão é que até dezembro, esses produtos comecem a ser comercializados, abrindo novos mercados para a produção artesanal do Piauí”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda. A loja, que terá 181m², funcionará no Piso L2, tendo como objetivo fomentar a comercialização do artesanato, favorecendo o incremento da produção. Será um espaço de visitação, no qual os turistas e a população em geral poderão encontrar produtos de várias regiões do Estado.

“Iniciamos a execução do Brasil Original em 2015. Nesse período realizamos várias ações de capacitação, além de consultorias especializadas, o que contribuiu para a melhoria da qualidade das peças. A maioria dos produtos foi concebida sob o olhar atento de designers renomados, que trabalharam focados na iconografia local e na identidade cultural do Estado, valorizando o fazer manual. E são essas peças que farão parte do portfólio de produtos da loja”, acrescenta Mário Lacerda.

Os designers que atuaram junto aos grupos produtivos do Piauí foram: Renato Imbroisi, Fabíola Bergamo, Virgínia Scotti, Ana Kátia Ferreira. Ana Luíza Lo Pumo, Joana Darc, José Feitosa e Áureo Tupinambá. Mais de 550 empreendedores estão ou estiveram diretamente envolvidos na produção das peças que serão expostas e comercializadas na loja Brasil Original.

“Teremos na loja também produtos concebidos pelo designer Marcelo Rosenbaum, que desenvolveu um trabalho em Várzea Queimada, no interior do Piauí, antes do início do Brasil Original. Esse trabalho teve continuidade e avançou após o projeto do Sebrae e por isso também estará na loja”, explica Lacerda.

Além das peças de Várzea Queimada, feitas com borracha reciclada, poderão ser encontrados na loja produtos em madeira, fibras vegetais, cerâmica, couro, bordados, rendas, tecelagem e sementes naturais, como é o caso de cestos em palha, tapetes de fios, panos de prato bordados, fruteiras em crochê, quadros e espelhos em mosaico e luminárias com fibras vegetais.

A curadoria das peças foi feita pelo designer Áureo Tupinambá e pela artista plástica Kalina Rameiro.

 

Inauguração:
26 de julho, às 8h30
Piso L2 - Shopping Rio Poty
Curadoria de Kalina Rameiro e Áuro Tupinambá

Programação:
8h30 - Café da manhã
9h00 - Abertura oficial
10h00 - Talk show com os arquitetos Flávio Franco e Sérgio Matos, além da designer Nicole Tomazi.

image

 

Edição: F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*