(86) 3131-1234
****

DICAS DE LIVRO

Gavião Vaqueiro - O Bom Ladrão da Floresta

Assis Brasil traz de volta o herói Gavião Vaqueiro com todos seus valores humanos, a sua dimensão harmônica com a natureza e seu sentimento de solidariedade.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 09 de outubro de 2008

Francisco de ASSIS Almeida BRASIL é romancista, cronista, crítico literário, jornalista e membro da Academia Piauiense de Letras. Nasceu em Parnaíba (PI), em 1932 e atuou intensamente como crítico literário na imprensa brasileira em grandes jornais.

Tem mais de 100 obras publicadas, dentre elas podemos destacar Beira Rio Beira Vida, 1965; A Filha do Meio Quilo, 1966; O Salto do Cavalo Cobridor e Pacamão (Tetralogia Piauiense); Os que Bebem como os Cães (Ciclo do Terror); Nassau, Sangue e Amor nos Trópicos, Jovita e Tiradentes (romances históricos).

Assis Brasil começou a publicação de livro infanto-juvenil com Verdes Mares Bravios - Aventura no Mar (1953 e 1986). E não poderia ter sido o contrário, pois escreveu com apenas 15 anos de idade.

O retorno em escrever esse tipo de obras "foi curioso?, pois além de receber, dos editores muitos pedidos de livros para a área, uma noite o autor teve um sonho, que era uma história completa para crianças e jovens. Quando amanheceu, sentou em frente à máquina e escreveu o primeiro episódio de uma extensa série narrando as peripécias de um aventureiro e ecologista, amigo dos índios.

Gavião Vaqueiro é o nome do personagem central, nascido em Piracuruca, no Piauí. Assis escreveu perto de 30 histórias com o mesmo personagem, em episódios autônomos. Sempre com ampla aceitação entre professores (1º e 2º graus) e alunos.

O Bom Ladrão da Floresta (Editora Nova Aliança, 2008) é o primeiro livro infanto/juvenil de Assis Brasil publicado em Teresina, e traz de volta o Gavião Vaqueiro com todos seus valores humanos, a sua dimensão harmônica com a natureza e seu sentimento de solidariedade. A Editora Nova Aliança pretende fazer desta nova história um novo exemplar para cativar jovens e não menos jovens, na sua maneira atraente e inteligente de escrever.

A história de um punhal já conhecido de outras aventuras, um punhal-estrela, chamado por Gavião Vaqueiro, que serve de motivo inicial para esta narrativa, de enredo empolgante, cheio de surpresas, culmina com a revelação dos mistérios que assombram nosso herói nessa nova realidade angustiante.

Perdido na floresta, sendo assediado por estranhos acontecimentos, sozinho, já sem o seu cavalo, passando sede, fome e medo, nosso herói revela, mais uma vez, valores já mostrados noutras histórias da série que o equilíbrio do ser humano vem da sua esperança e da sua confiança em algo que lhe é superior e que possivelmente comanda o seu destino.

O próprio Assis Brasil destaca que é uma "história exemplar para os jovens de todas as idades, este O Bom Ladrão da Floresta ficará, permanecerá, como uma das minhas melhoras narrativas, numa obra que hoje já é uma verdadeira pequena biblioteca de conhecimentos gerais, obra esta que muito merece do nosso amor e admiração".

O projeto gráfico e ilustrações de Amaral enchem os olhos e completam a obra com um toque especial.

Recomendado para todas as idades, Gavião Vaqueiro - O Bom Ladrão da Floresta, é o livro que será sorteado no final do mês de outubro entre nossos internautas. Basta se cadastrar aqui para concorrer! Saiba mais.


F.C.
09.10.2008

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*