MedZap
(86) 3131-1234
**

DICAS DE LIVRO

Dona Purcina A matriarca dos Loucos, de Cineas Santos

O livro revela um pouco da vida de dona Purcina, mãe do autor, quando tinha uma vida saudável e também ao ser acometida pelo mal de Alzheimer.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 25 de abril de 2013
O livro recebe o status de biografia, mas se revela logo nas primeiras linhas e páginas uma gostosa reunião de causos e contos que revelam a maravilhosa personalidade e detalhes da vida de Dona Purcina, mãe do autor. Cineas Santos buscou um necessário distanciamento para mostrar a personagem com um mínimo de isenção além de encontrar o tom adequado. Segundo ele, "a mãe era uma figura bastante complexa: autoritária como convinha e uma matriarca sertaneja, e ao mesmo tempo, acolhedora e generosa como só as mães sabem sê-lo. Não bastasse isso, parecia feita de certezas".

Esses momentos espirituosos são confrontados por outros visivelmente dolorosos para o autor, devido no final da vida da matriarca, "ausente de si mesma, sequestrada pelo mal de Alzheimer", sofrer desse mal que apaga algo primordial de uma existência: a memória.

Os capítulos são contados em um texto suave, lírico e leve, de acordo com a própria pretensão do escritor, em guardar de uma certa forma uma vida em um livro: "Nenhuma vida cabe num livro. Mesmo que seja a vida de uma simples doceira do sertão".

O livro ainda nos brinda no final com o "Baú da Matriarca", alguns registros fotográficos de dona Purcina, sua família, alguns pertences e a fachada da casa onde morava.


Dona Purcina A matriarca dos Loucos
Cineas Santos
Editora: Oficina da Palavra, 2012
115 páginas

Onde encontrar:
Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex ? das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h. 


F.C.
25.04.2013

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*