MedZap
(86) 3131-1234
***

DICAS DE LIVRO

Clarice - Fotobiografia

um registro da vida e obra de Clarice Lispector a partir de imagens ? acompanhadas por fotolegendas - obtidas nos arquivos da família e amigos, bem como no acervo de jornais e revistas da época em que a escritora era viva.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 14 de novembro de 2011
As redes sociais trouxeram uma popularidade inesperada para Clarice Lispector. Perfis no Twitter e Facebook espalham pela web trechos de livros e cartas pessoais escritos pela autora de ?A Hora da Estrela? quando ainda em vida. Uma superexposição virtual pouco condizente com a discrição que Clarice preservou durante toda sua carreira como jornalista e romancista.

Pouco afeita a entrevistas, um dos únicos registros em vídeo de Clarice só pôde ser divulgado, por determinação da entrevistada, após a sua morte - vítima de um câncer, em 1977. Décadas depois, os baús são abertos com maior facilidade e biografias pipocam tentando desvendar a trajetória e os dilemas de uma autora que se destacou por explicitar, muito mais do que as ações, a alma de seus personagens, mas que relutava em falar claramente sobre si.

Uma destas obras é Clarice ? Fotobiografia, um registro da vida e obra de Clarice Lispector a partir de imagens ? acompanhadas por fotolegendas - obtidas nos arquivos da família e amigos, bem como no acervo de jornais e revistas da época em que a escritora era viva.

Autora da pesquisa, a professora Nádia Battella Gotlib, da Universidade de São Paulo (USP), faz um apurado trabalho de reconstituição do percurso feito pela família de Clarice Lispector da Ucrânia até o Brasil, fugindo da guerra civil. Clarice já nasceu em trânsito, em um pequeno vilarejo onde os pais pararam apenas para o parto, um prenúncio das constantes mudanças que enfrentaria.

No Brasil, a família desembarcou em Maceió, para depois tentar a vida no Recife, e enfim aportar no Rio de Janeiro. De lá, Clarice ainda viveu um curto espaço de tempo em Belém do Pará, já acompanhando o marido diplomata, para então partir para um longo período na Europa e, depois, nos Estados Unidos. Durante as quase duas décadas de distância do Brasil, ela se correspondeu com as irmãs e os amigos através de cartas, muitas delas reproduzidas na fotobiografia organizada por Gotlib. As cartas exibem uma Clarice muitas vezes melancólica e deslocada, crítica, observadora e sempre ligada na produção literária brasileira. A troca de correspondência com os colegas escritores também nos permite acompanhar o processo de produção de alguns livros da autora escritos nesse período.

Além de sua importância como registro literário e histórico, a fotobiografia organizada por Gotlib serve também como moldura para a beleza de Clarice e a força de seus olhos de piscina, absolutamente encantadores.  Mais um item para a coleção de todos os admiradores da obra de Lispector.

Livro: Clarice - Fotobiografia
Autora: Nádia Battella Gotlib
Editora: EdUsp
Ano: 2008

Onde encontrar:
Livraria Nova Aliança
Rua Olavo Bilac, 1259, Centro, próximo ao ginásio do Diocesano
Telefones: 3221-6793 / 3222-8399
Horário de Funcionamento:
Seg à Sex ? das 6:30h às 19h. Aos sábados das 6:30h às 13h.


Clarissa Poty
14.11.2011

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*