(86) 3131-1234
****

CURSOS E EVENTOS

1º Festival Veredas de Humor, em Sete Lagoas-MG

Novo Salão de Humor contará com exposições, oficinas e eventos ao ar livre.

Tamanho da letra:
A
A
Publicado em: 24 de agosto de 2015

O “Festival Veredas de Humor” tem como objetivo trilhar pelo terreno fértil e abundante das artes, ressaltando a importância em revolver e identificar a identidade cultural da cidade dos lagos encantados e da sua população criativa. Isto se dará através de eventos ao ar livre envolvendo artistas e comunidade, diversas oficinas relacionadas à arte humorística ilustrada - desde a produção de gifs (imagens animadas) para a internet até a elaboração de tirinhas e quadrinhos – além de um concurso com premiações para charges, cartuns e caricaturas de artistas profissionais e amadores.

O evento também compreenderá a realização do primeiro Salão do Humor Gráfico que contará não só com exposições de artistas renomados na área dessa categoria do humor, como também em todas as suas formas e sentidos. O Salão irá abranger a exibição das obras dos participantes do concurso para a apreciação pública e avaliação do júri técnico.

Tema
A cada ano, o Festival terá como foco central um tema para embasar a realização do Salão Veredas de Humor – Um  concurso de charge, cartum e caricatura nas modalidades Profissional e Amador.

Para o 1º Salão Veredas de Humor, o tema escolhido será o jogo linguístico “AGUAI”, inspirado em um poema de Carlos Botelho e que representa a união do espírito sertanejo e mineiro, da nossa cidade, com o ambiente de arte e humor que será promovido pelo evento. Ao unir a palavra água com o famoso uai mineiro, o poeta também nos remete ao neologismo – característica peculiar das obras de Guimarães Rosa. “Agua tu, Aguemos nós, AGUAI vós!

Aguai, esse imperativo da vida,

que no seu estado mais líquido e puro

vem molhar de vida e humor

as minas das águas do mundo,

 e das Minas Gerais;

Aguai, essa conjunção inconfidente de água e uai

A falta de uma, é a indignação da outra, UAI!

Por onde andas? Cadê a água uai?

Aguai! Água aí, molha aí, não desperdice água uai!

Aguai a aridez do sério, do mau humor, macambúzio, fechado, pesado.

Faz abrir, sorrir, levitar, gargalhar, brincar, viver feliz...

Ver a vida, ver alegria, de vera, veredas.

Nosso tema, faça humor com água.

AGUAI.” (Carlos Botelho:engenheiro carioca, um amante e admirador das nossas Minas Gerais.)

Premiações e Troféu

Com o objetivo de reconhecer e celebrar novos e antigos talentos do humor serão realizadas homenagens às personalidades humorísticas que representam Sete Lagoas, além da distribuição de troféus e premiações em dinheiro para os vencedores da mostra competitiva do festival: categoria profissional, amador, escola e júri popular.

O troféu foi criado, desenvolvido e modelado pelo artista Capucci Junior – através da mais alta tecnologia de impressão 3D - com altura de 30 cm . O troféu será entregue aos artistas vencedores, cujas obras estarão expostas na mostra do 1º Salão Veredas de Humor Gráfico, nas seguintes categorias: Cartum, Charge, Caricatura, Premio Escola e Voto Popular. Além do troféu, também serão distribuídos mais de vinte mil reais em prêmios aos primeiros colocados.

Inscreva-se em http://festivalveredasdehumor.com.br/inscricao/

F.C.

Comentários

Nenhum comentário cadastrado. Seja o primeiro!





Deixe seu comentário

Nome*
Email*
Verificação*
Seu comentário*